domingo, 3 de outubro de 2021

Em Nova York, ministro apresenta ações para inclusão digital no Brasil



As iniciativas brasileiras voltadas à promoção da inclusão digital foram destaque em evento promovido na sede da Missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York (Estados Unidos). Nesta quinta (30/9), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou - como orador principal - do painel "Investir em digitalização inclusiva", uma mesa redonda que reuniu gestores públicos e investidores internacionais. Na ocasião, expôs as ações promovidas pela pasta que contribuem diretamente para a ampliação da infraestrutura de comunicações e a garantia do acesso à internet em escolas e lugares públicos.

Hoje aproximadamente 93% de escolas urbanas e 45% das escolas rurais já estão conectadas. Planejamos conectar todas as escolas públicas até 2022

“Hoje aproximadamente 93% de escolas urbanas e 45% das escolas rurais já estão conectadas. Planejamos conectar todas as escolas públicas até 2022”, frisou o ministro. Faria pontuou ainda que o acesso à internet ocorre de forma igualitária entre os gêneros. “O uso da internet nas residências também é visivelmente equilibrado em termos de gênero com 79% das mulheres e meninas e 77% dos homens e meninos usando a internet”.

Entre as principais ações salientadas pelo ministro para ampliar a conectividade está o Wi-Fi Brasil. “Este programa utiliza a capacidade do nosso satélite geoestacionário nacional para fornecer acesso à internet em áreas carentes, particularmente em locais rurais e remotos”, destacou Fábio Faria. O programa do MCom já conta com mais de 14 mil pontos conexão espalhados pelo país, sendo mais de 10 mil em escolas. Também estão conectadas unidades de saúde, comunidades indígenas e outros espaços de uso comunitário.

Outra iniciativa de destaque no Brasil é a licitação de radiofrequências para o 5G. O modelo não arrecadatório adotado prevê investimentos em infraestrutura de comunicações, contribuindo para a redução dos desertos digitais. A pasta terá foco em ações para ampliação da conexão em escolas públicas.

Atualmente, 78,3% da população brasileira têm acesso à internet. O Brasil é o 5º país mais conectado do mundo e o 3º em uso médio diário de internet. No entendimento do ministro, a transformação digital inclusiva é fundamental para a recuperação sustentável da economia dos países pós pandemia de Covid-19.

Cooperação internacional para inclusão - O painel "Investir em digitalização inclusiva" buscou formas de colaboração multi-setorial para inclusão digital. Os debates e o intercâmbio de ideias entre governos, setor privado e representantes da sociedade civil esteve alinhado com as recomendações do "Roteiro do Secretário Geral da ONU sobre Cooperação Digital".

Faria participou da mesa acompanhado da diretora do Escritório de Desenvolvimento de Telecomunicações da União Internacional de Telecomunicações (ITU), Doreen Bogdan-Martin.

Nesta sexta-feira (1/10), o ministro se reúne com investidores e participa de encontro promovido pelo Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, Embaixador Ronaldo Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário