quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Ministros vão dar explicações sobre suspensão de Operação Carro-Pipa



As datas para o comparecimento dos ministros de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da Defesa, General Braga Netto, na Comissão de Seguridade Social e Família foram marcadas após apelo do líder do PSB na Câmara, Danilo Cabral (PE). Nesta quarta-feira (29), o parlamentar voltou a cobrar explicações do governo federal quanto à paralisação do Programa Emergencial de Distribuição de Água, conhecido como Operação Carro-Pipa, e providências para enfrentar a grave crise hidrológica no país. Marinho será ouvido no dia 6 de outubro e Braga Netto no dia 19 do mesmo mês.

Há 15 dias, foi aprovado na Comissão requerimento do líder socialista para o convite de Braga Netto, mas até então, a data não havia sido definida de acordo com a agenda do ministro. Danilo Cabral lembrou que mais de dois milhões de pessoas são beneficiadas pelo programa no semiárido dos nove estados do Nordeste, além do Espírito Santo e de Minas Gerais. Ele destacou ainda o cenário de gravíssima escassez hídrica em todo o País. “Nesse contexto, a suspensão dessa operação pode levar à privação do acesso à água potável para o consumo humano a muitos brasileiros”, enfatizou.

Por problemas orçamentários, o Programa Emergencial de Distribuição de Água passa por instabilidades e começou a ser suspenso desde o início deste ano. A Operação Carro-Pipa, operacionalizada por cerca de quatro mil pipeiros em 50 mil pontos, é responsável por ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca na região do Semiárido nordestino e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Foto: Chico Ferreira/ Liderança do PSB na Câmara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário