terça-feira, 21 de setembro de 2021

Deputado Professor Paulo Dutra visita escolas para celebrar centenário de Paulo Freire



Ao longo desta semana, escolas de todo estado estarão realizando atos em comemoração ao centenário de Paulo Freire, patrono da educação do Brasil e de Pernambuco. Além de celebrarem os 100 anos de Freire, as unidades educacionais da rede pública estão cumprindo o que estabelece a lei nº 17.284/21, sobre a promoção de ações pedagógicas ou culturais que exaltem a vida e a obra do pedagogo e filósofo na semana em que esteja compreendida a data do aniversário – 19 de setembro. A norma foi criada pelo deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB) neste ano em que Paulo Freire completaria 100 anos e o parlamentar, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, está visitando escolas para acompanhar essas celebrações e para fortalecer o nome de Freire entre os estudantes.

Uma dessas comemorações aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Pedro Tavares, na cidade de Camutanga, Zona da Mata Norte. Com a coordenação do gestor da unidade, prof. Arão Correia, estudantes da unidade realizaram apresentações culturais com músicas e danças, elaboraram cartazes e textos e sabatinaram o deputado Professor Paulo Dutra sobre a importância de Paulo Freire para a educação. O evento reuniu, além da comunidade escolar, lideranças políticas da cidade, como o vice-prefeito, Antônio Trigueiro, o presidente da Câmara Municipal, Jessé de Romildo, o secretário de educação da cidade, Valmir Correia, o prof. Orlando Sales e Doda Soares.

“Fico muito feliz em ver que Paulo Freire vive em cada educanda e cada educando do nosso estado. Poder participar de um evento como esse aqui em Camutanga, mas que vem se repetindo em várias outras cidades de Pernambuco, é algo que me alegra muito e que mostra que as escolas entenderam o que pretendíamos quando propomos essa lei que foi prontamente aprovada pelos demais deputados da Alepe”, disse o Professor Paulo Dutra.

De acordo com o deputado socialista, as ações que celebram o centenário do autor de Pedagogia do Oprimido são uma forma de enfrentamento contra tentativas de desqualificar a contribuição de Paulo Freire para a educação. “Freire está sendo celebrado em todo mundo por seu papel fundamental na construção do conhecimento de crianças, jovens e adultos em diversos países. Até por isso ele recebeu mais títulos honoris causa em universidades do exterior do que qualquer outro brasileiro na história. Negar a importância de Paulo Freire para a nossa educação é um absurdo que precisa ser combatido. Por isso que criamos essa lei e a lei que dá ao já patrono da educação do Brasil e da cidade do Recife, o mesmo título a nível estadual, aprovado em 2019 na Alepe”, comentou.

A semana estadual de Paulo Freire vai até o próximo dia 25 de setembro. Além das escolas, a Assembleia Legislativa de Pernambuco também está celebrando o centenário de Freire por meio de ações organizadas pela comissão organizadora do Ano Educador Paulo Freire na Alepe, que também conta com a participação do deputado Professor Paulo Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário