segunda-feira, 19 de julho de 2021

Varizes na gestação tem solução?



Você já ouviu falar em varizes durante a gestação? Algumas pessoas pensam que elas só aparecem como uma sequela pós-parto, mas recorrentemente costumam surgir ainda no período gestacional. De acordo com um levantamento feito pela Revista Crescer, as varizes atingem uma em cada três gestantes no Brasil.

“Nos últimos três meses da gravidez, o bebê está maior e mais pesado, e então pode dificultar a circulação sanguínea da gestante, trazendo uma sensação de peso e inchaço nas pernas. Consequentemente, o corpo fica mais suscetível ao surgimento de varizes. Além das pernas, é importante a mulher observar a virilha, a região íntima e o útero”, afirmou o angiologista e cirurgião vascular Luiz Halley.

Segundo o médico, fortes dores, inchaços frequentes, coceiras e sensibilidades são os principais sintomas dessas varizes. Ele reforçou que, apesar de surgirem por causa das alterações hormonais do corpo, alguns cuidados evitam o surgimento das varizes nesse período.

“Não ficar de pé durante muito tempo, evitar cruzar as pernas quando estiver sentado, elevar as pernas enquanto dorme, massagear pés e pernas no final do dia e utilizar meias elásticas durante o dia são hábitos simples que fazem a diferença”.

Passado todo o período da gestação, a dúvida que fica é sobre o período pós-parto. As varizes costumam sumir? “Elas podem desaparecer no período do puerpério, mas para as mulheres que têm familiares com o problema, as chances das varizes se manterem após o parto são maiores. É importante ficar atento mesmo que o período gestacional tenha encerrado, para um tratamento preciso e precoce”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário