domingo, 11 de julho de 2021

Prefeitura de Olinda inaugura mais uma residência terapêutica



Espaço atende diretrizes da reforma antimanicomial para pacientes mentais crônicos

Depois de zerar o número de pacientes institucionalizados na Comunidade Terapêutica de Olinda (CTO), a Coordenadoria de Saúde Mental do município inaugurou mais uma residência terapêutica nesta quinta-feira (8), em Bairro Novo, sendo a 6.ª do município. O local vai abrigar apenas homens e conta com uma estrutura composta por um técnico de referência, quatro cuidadores e um auxiliar de serviços gerais.

A transferência dos antigos internos começou na semana passada, totalizando 16 pessoas. "No CTO o modelo é de manicômio. Na residência terapêutica os pacientes passam por um processo de ressocialização, convivem como uma família", explicou a coordenadora de saúde mental de Olinda, Bruna Lins Pires.

Residências

A implantação de RTs no município se originou por conta da reforma antimanicomial, que propôs diretrizes voltadas aos pacientes mentais crônicos. Ao saírem dos hospitais, todos passam pelo processo de reintegração e socialização, indo para tais residências.

Com essa nova unidade, Olinda passa a contar com cinco Residências Terapêuticas masculinas e uma feminina, onde os trabalhos são dirigidos para a política de promover a reintegração desses pacientes à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário