sexta-feira, 2 de julho de 2021

Paulo Câmara participa de celebração do centenário de José Cavalcanti Neves



Durante evento virtual, governador destacou atuação do advogado na luta pela garantia dos direitos humanos e da democracia

O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta quinta-feira (01.07), uma homenagem ao centenário do advogado José Cavalcanti Neves, que será comemorado no próximo dia 3 de julho. Neves é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco e foi o único pernambucano a presidir o Conselho Federal da Ordem. Ao parabenizar o advogado, Paulo Câmara o classificou como um ícone da advocacia brasileira e destacou sua trajetória em defesa da liberdade, principalmente no período da ditadura militar.

“Todos nós que, de alguma forma, temos como ofício servir ao povo, temos o dever não só de reverenciar, mas de seguir o bom exemplo do cidadão José Neves, pois a defesa da democracia e dos direitos humanos é obrigação primordial de todos”, frisou Paulo Câmara.

Além de comandar a OAB-PE por sucessivos mandatos (de 1958 a 1971) e presidir o Conselho Federal da Ordem entre 1971 a 1973, José Cavalcanti Neves também recebeu, em 1981, a mais alta comenda outorgada pelo Conselho Federal, a Medalha Rui Barbosa.

“José Cavalcanti Neves tem uma vida ilibada. Não só de jurista, mas de humanista. Ele tem uma vida dedicada à advocacia e à política de classe, com um olhar de cidadania. É uma justa homenagem ao seu centenário de vida, que deixa para as gerações e para o Brasil um exemplo de coragem e determinação”, afirmou o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins.

Entre os participantes da homenagem, estiveram ainda o ex-presidente e membro Vitalício do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinícius Furtado Coelho – coordenador-geral do evento – que representou o presidente nacional da Ordem, Felipe Santa Cruz; o prefeito do Recife, João Campos; o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista; e o presidente do TRF - 5º Região, desembargador Edilson Pereira Nobre Junior, além dos filhos do homenageado, Jorge Neves e Marcelo Neves, e do seu neto Carlos Neves, conselheiro do TCE-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário