domingo, 18 de julho de 2021

Opep+ anuncia aumento na oferta de petróleo a partir de agost


Os ministros da Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados) concordaram neste domingo (18.jul.2021) em aumentar o fornecimento de petróleo a partir de agosto.

A medida vale até dezembro e deve conter a alta nos preços dos combustíveis enquanto a economia global tenta retomar os níveis pré-pandêmicos, reportou a Reuters.

No ano passado, os preços alcançaram níveis recordes depois que a queda na demanda por causa da pandemia fez com que o grupo cortasse a produção de 10 milhões de barris por dia (bpd).

Agora o grupo concordou em restabelecer parte do fornecimento de forma gradual. Entre agosto e dezembro de 2021, a oferta crescerá mais de 2 milhões bpd –ou 0,4 milhão bpd por mês, como anunciou a organização em nota.

Os ministros também concordaram em estender o pacto até o final de 2022, com uma revisão prevista para abril do próximo ano. Por enquanto, a redução deve permanecer em cerca de 5,8 milhões bpd diários.

O QUE ISSO SIGNIFICA NA PRÁTICA

A medida deve reduzir os preços ao consumidor a curto prazo, disseram economistas ao Wall Street Journal. Ainda assim, a expectativa é que a pressão sobre os preços permaneça enquanto a demanda aumenta.

No Brasil, a medida afeta diretamente os custos dos combustíveis, uma vez que os valores do petróleo no mercado internacional são considerados na composição dos valores cobrados pela Petrobras.

Até o fechamento desta matéria (18.jul – 12h50), a Petrobras não havia anunciado previsão de reajuste.

Em relatório (em inglês) divulgado na 5ª feira (15.jul), a Opep estimou que o apetite global por petróleo aumente de 3,3 milhões bpd para 99,9 milhões bpd no próximo ano –nível da demanda pré-pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário