terça-feira, 6 de julho de 2021

Festival Quixabeira reúne artistas independentes de territórios da Bahia e fortalece cenário musical de Irecê nos dias 9 e 10 de julho



Artistas dos territórios de Irecê, Vale do São Francisco, Salvador e Região Metropolitana unidos num só lugar com o objetivo de fortalecer e difundir o cenário independente da música local. Essa é a proposta do Festival Quixabeira, primeiro de música independente do território de Irecê, que acontece virtualmente nos dias 9 e 10 de julho, a partir das 20h, no canal do YouTube da Opará Produtora Cultural, realizadora do projeto.

“O nome do festival é um resgate da cultura local. Quixabeira é o nome da árvore onde os primeiros migrantes do território se abrigavam. Dessa forma, o festival incentiva, já em sua primeira edição, um sentimento de identificação no público local. Esperamos que o Quixabeira sirva como fundamento para o desenvolvimento do ecossistema local da música”, explica Geraldo Júnior, produtor cultural da Opará.

A line-up do Festival Quixabeira é marcada pela diversidade de estilos. A começar pela sutileza do som de Yan Paiva (Ibititá-BA), o rock do Sanitário Sexy (Juazeiro-BA) e o forró do Fulô de Berdoeca (Irecê-BA), passando ainda pela batida eletrônica de DJ Belle (Salvador-BA) e DJ Werson (Natal-RN/Juazeiro-BA), o rap de Amanda Rosa (Chapada Diamantina), o pagode de Nêssa (Salvador-BA) e ainda o som afro-brasileiro do Africania (Bahia).

O Quixabeira foi gravado entre os meses de fevereiro e abril na Fazenda Mandala, em Irecê, e na Casa Preta Espaço de Cultura, um casarão datado dos anos 20 e situado em Salvador, considerado um verdadeiro espaço de acolhimento artístico. As gravações aconteceram a partir das deliberações dos decretos do Governo do Estado e dos respectivos municípios, respeitando as medidas sanitárias de prevenção à covid-19. 

Para acompanhar os dois dias do Festival Quixabeira (9 e 10 de julho), o público pode se inscrever no canal oficial da Opará Produtora no Youtube - https://bityli.com/owzKP. A transmissão é gratuita e será realizada sempre às 20h.

Festival Quixabeira - O Festival Quixabeira é uma realização da Opará Produtora Cultural e tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário