quinta-feira, 22 de julho de 2021

CURTINHAS

Tríplice apoio – Além do PP, o presidente Jair Bolsonaro conta com a possibilidade de receber o apoio do PL e do Republicanos na busca pelo segundo mandato. Na avaliação do Planalto, o apoio destas três siglas dará condições de disputa de forma mais profissional, uma vez que em relação a 2018, o presidente precisará de maior organização do que teve na conquista do primeiro mandato.

Recondução – O procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestou sobre a decisão de Bolsonaro, de recondução no cargo por mais dois anos. “Honrado com a recondução para o cargo de procurador-geral da República, reafirmo meu compromisso de bem e fielmente cumprir a Constituição e as leis do país”, pontuou Aras. A maioria dos integrantes do MPF, contudo, defendia que a escolha fosse por lista tríplice.

Recriação – O presidente Jair Bolsonaro também deverá criar o Ministério do Trabalho, reduzindo o tamanho do robusto Ministério da Economia, liderado por Paulo Guedes, que apoiou a recriação do ministério no sentido de organizar a base aliada. A pasta deverá ser ocupada por Onyx Lorenzoni, que deixará a secretaria-geral da presidência.

Declinou – O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o envio de procedimentos penais envolvendo o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles à Justiça Federal de primeira instância em Altamira, no Pará. O STF apurava um suposto esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais. Com a exoneração de Salles, o ex-ministro de Bolsonaro perdeu o foro privilegiado no STF.

Inocente quer saber – Qual será a outra mudança na equipe ministerial de Jair Bolsonaro?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário