terça-feira, 20 de julho de 2021

CURTINHAS

Saúde – A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) ajuizou ação para que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheça o “estado de coisas inconstitucional na política pública de saúde brasileira”. O Ministério Público de Contas ressalta que “tal situação é decorrente de condutas do Estado e está sendo agravada pela pandemia da covid-19”. O relator será o ministro Alexandre de Moraes. Segundo a ação, o Brasil vivencia “uma severa e sistemática instabilidade de custeio no Sistema Único de Saúde (SUS) promovida pela União”.

Contas – Na verdade, os deputados federais André Ferreira, Fernando Rodolfo e Pastor Eurico obtiveram 350 mil votos juntos em 2018 e não 450 mil como afirmamos na coluna de ontem. Com esses números, eles elegeriam apenas dois parlamentares no PL, caso se disputem a reeleição pela sigla em 2022, e não três como publicamos.

Veto – Há forte expectativa para que o presidente Jair Bolsonaro vete o financiamento público de campanha no valor de R$ 5,7 bilhões. Para chegar nas cifras, os parlamentares tiraram recursos de áreas muito mais importantes para a sociedade. Em caso de veto, os parlamentares terão que votar a derrubada do veto, o que traria ainda mais desgaste para a Câmara.

Discussão – A deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, estará nesta quarta-feira na capital pernambucana para tratar de discussões sobre a PEC da reforma política, que tem a deputada como relatora. Ela será ciceroneada pelo presidente estadual do partido, o também deputado federal Ricardo Teobaldo.

Inocente quer saber – O presidente Jair Bolsonaro agirá corretamente se vetar o fundo eleitoral de quase R$ 6 bilhões?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário