domingo, 11 de julho de 2021

À CNN, João Campos destaca 1 milhão de doses no Recife e reforça expectativa de vacinar população adulta até setembro



Em entrevista ao vivo ao programa CNN Sábado Tarde, o prefeito do Recife, João Campos, respondeu aos jornalistas acerca da suspensão do agendamento da vacinação contra a covid-19, por 60 dias, para aqueles que se recusarem a receber a dose em razão da origem de fabricação do imunizante no ato da vacinação. Ele também falou sobre o fato do Recife já ter ultrapassado a marca de 1 milhão de doses aplicadas e sobre a expectativa da capital pernambucana concluir a vacinação da população adulta até setembro. O Carnaval do próximo ano também esteve em pauta.

Sobre a suspensão temporária da vacinação para o público que popularmente ficou conhecido como ‘sommeliers de vacinas’, o prefeito João Campos esclareceu que o assunto foi regulamentado através de legislação própria. “A gente fez o anúncio esta semana, publicamos um Decreto Municipal proibindo a prática e dando o direito à defesa também a quem tiver o seu cadastro bloqueado. A gente percebe uma redução de pessoas que deixam de se vacinar”, refletiu. A regulamentação foi estabelecida em Decreto Municipal publicado na última quinta (8), no Diário Oficial do Recife.

Durante a entrevista, João Campos também esclareceu que a semana da capital pernambucana também foi marcada pelo fato de um milhão de munícipes já terem tomado ao menos uma dose dos imunizantes. “Lembro que o Recife, desde o início, fez um sistema de agendamento 100% remoto, a gente bateu nesta semana a marca de 1 milhão de doses aplicadas. E 60% de quem tem mais de 18 anos já tomou pelo menos uma dose, esse número é bem acima da média nacional que está em torno de 40%”, esclareceu. 

Além disso, Campos também informou que na capital pernambucana as pessoas com 37 anos ou mais já estão sendo vacinadas. E reforçou também que se o calendário de distribuição de vacinas, original, do Ministério da Saúde, for mantido, toda a população adulta da cidade estará imunizada até setembro deste ano. “A gente tem um esquema vacinal bastante acelerado e ao mesmo tempo com organização, sem fila, sem aglomeração. Todo mundo que está agendado no dia, tem a certeza que receberá a vacinação”, esclareceu.

Em relação ao Carnaval no Recife em 2022, o gestor municipal declarou que o seu desejo é fazer o maior Carnaval da história da cidade. Mas em respeito a saúde e a vida, a festa vai depender da autorização das autoridades sanitárias. A população já estará toda vacinada e a cidade estará preparada e organizada para os eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário