sexta-feira, 11 de junho de 2021

Palmares ganha CRAS itinerante



A inauguração do Centro de Referência de Assistência Social Itinerante (CRAS itinerante) no nosso município é um marco importante e memorável, principalmente pelo fato de ser o primeiro do estado de Pernambuco.

São considerados Serviços de Proteção Básica de Assistência Social aqueles que potencializam a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos, através do protagonismo de seus membros e da oferta de um conjunto de serviços locais que visam à convivência, a socialização e o acolhimento de famílias cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. Nessa perspectiva, os serviços devem estar presentes em todo território do município, disponíveis a um maior número possível de pessoas que se encontram em situações de risco ou vulnerabilidade social.

A política de assistência social tem passado por mudanças constantes, por este motivo, a Secretaria Executiva Municipal de Desenvolvimento Social de Palmares, buscando se adequar e inovar, traz hoje um meio de estar mais próximo aos usuários, garantindo e facilitando o acesso dos seus direitos sociais, através dos serviços e programas ofertados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

O CRAS itinerante móvel funcionará nos espaços de um ônibus, de segunda-feira a sexta-feira no horário das 9h às 16h, contando com toda estrutura necessária para a equipe técnica, composta por um Coordenador, duas Assistentes Sociais, uma psicóloga e um técnico do CadÚnico, além do motorista, atender a população.

Disporá de uma recepção e mais dois ambientes para atendimentos individuais e ao público, contemplará mais de 80 comunidades rurais e distritos, além da zona urbana, e será um espaço fundamental para desenvolver ações complementares do Cadastro Único, como por exemplo, atualização cadastral do Programa Bolsa Família.

A Secretária, Raquel Melo, acredita que mais importante que construir novos prédios, é oferecer um atendimento humanizado, com foco no comprometimento social.

Buscamos ser a extensão de cada um que nos procura, e por isso a inauguração deste CRAS itinerante móvel proporcionará integração das políticas públicas nas famílias, esse será nosso principal desafio, potencializar a rede de proteção e promoção social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário