quarta-feira, 2 de junho de 2021

João Campos visita nova Rua da Palma com prioridade para pedestres



O prefeito do Recife João Campos conferiu de perto a nova Rua da Palma, no centro da cidade, na manhã desta quarta-feira (2), ao lado do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Recife), Fred Leal. Para dar mais segurança aos pedestres, a via foi requalificada e teve o espaço para pedestres ampliado em mais de 1.000 m² pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Este é o segundo projeto entregue dentro da parceria com a ONU “Ruas pela Vida”, compromisso assinado pelo prefeito com desenhos mais sustentáveis e acessíveis a pedestres ciclistas, o primeiro foi a Rua do Bom Jesus.

“Estamos na rua da Palma, onde a gente fez uma intervenção de mais de 1000 m ². Antigamente, 60% da área da rua era destinada aos carros e agora é o contrário: 60% é para os pedestres. Aqui é um centro importante para o comércio da cidade e a gente fez tudo isso conversando com os lojistas, ouvindo opinião, agora temos uma rua adequada para as pessoas poderem andar, comercializar, com segurança, valorizando o pedestre”, esclareceu o prefeito João Campos na ocasião.

O presidente da Melo CDL-Recife, Fred Leal, destacou que a intervenção ocorreu num grande centro comercial da capital pernambucana, valorizando-o. “Eu acho muito importante porque nós conversamos com os lojistas, todos eles aplaudiram a ideia, estamos devolvendo a cidade para as pessoas poderem andar. Que seja o primeiro passo para uma longa intervenção que se faça aqui. Esse local aqui é o maior centro de móveis e eletrodomésticos da cidade do Recife, todas as grandes lojas estão aqui”, comentou ele.

A intervenção está beneficiando 1.700 pedestres que passam na via todos os dias, mais pessoas do que as que estão nos carros, que são cerca de 190 diariamente. O projeto da Rua da Palma foi desenvolvido em parceria com a NACTO-GDCI, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, instituições de referência mundial em mobilidade urbana.

Para receber o novo desenho de via, a Rua da Palma passou por um recapeamento, realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), já a CTTU implantou a sinalização do urbanismo tático, alargando as calçadas em mais de 1.000 m². Além disso, a via recebeu mobiliário urbano que auxilia na mobilidade e acesso aos comércios locais. O diálogo com os comerciantes da via foi feito em parceria com a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), que possibilitou a redução de vagas de estacionamento para ampliar o espaço dos pedestres e dar mais segurança viária a esse público.

O treinador de futebol Laércio Silva, 32 anos, estava na Rua da Palma nesta quarta e disse que sempre que pode vai ao centro do Recife para fazer compras. “A ideia de deixar essa área mais livre para o pedestre realmente deixa a gente mais confortável para fazer as pesquisas de preços e a gente se sente mais seguro. A  acessibilidade ficou melhor porque não se divide mais o espaço com os carros, para o pedestre ficou uma maravilha”, opinou ele.

Já Maria Joelma Ribeiro, 37 anos, trabalha como vendedora em uma loja de eletrodomésticos da Rua da Palma há três anos. Segundo ela, a requalificação foi excelente para quem costuma caminhar na área: “ficou bem melhor, ficou bem melhor o trânsito. Para o pedestre está bem mais prático, até para a saída de mercadoria, quando a gente vende, a acessibilidade melhorou, está mais organizado. Eu gostei”.

Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global – A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário