quinta-feira, 10 de junho de 2021

EUA devem doar 500 milhões de doses de vacinas



O governo Biden planeja doar 500 milhões de doses de vacinas da Pfizer para cerca de 100 países nos próximos 2 anos, segundo informações da Reuters. Ainda este ano, 200 milhões de doses devem ser distribuídas, e 300 milhões no 1° semestre de 2021.

A prioridade é a União Africana e mais 92 países de baixa renda. As doações vão para o consórcio mundial Covax Facility, que distribui vacinas contra a covid-19 para países de baixa e média renda e tem o apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Aliança Global para Vacinas e Imunização.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve anunciar o acordo na 5ª feira (10.jun.2021) na reunião do G7, grupo dos 7 dos países mais ricos do mundo, na Grã-Bretanha. Fontes informaram a Reuters que o acordo foi negociado nas últimas 4 semanas pelo coordenador de resposta a covid-19 da Casa Branca, Jeff Zients, e a equipe da força-tarefa do coronavírus.

A Casa Branca e a Pfizer não quiseram comentar. Biden disse a repórteres antes de embarcar no avião presidencial, com destino a Grã-Bretanha, que ele tinha uma estratégia global de vacinas e iria anunciá-la, mas não deu detalhes.

O New York Times informou que os EUA comprarão as doses a um preço “sem fins lucrativos”. Eles também relataram que o CEO da Pfizer, Albert Bourla, acompanhará Biden durante o anúncio.

O acordo se soma aos 300 milhões de doses que o país já comprou da Pfizer e eleva o número total para 800 milhões de doses compradas pelos EUA, disse o Times. O governo Biden já anunciou que deve compartilhar 80 milhões de doses de vacinas em todo o mundo até o final de junho de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário