sexta-feira, 4 de junho de 2021

CURTINHAS

Carta – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está debatendo se carta de anuência do partido é suficiente para deputados (federais e estaduais) e vereadores saírem da legenda sem risco de perder o mandato. O relator Edson Fachin e outro ministro votaram pela perda do mandato de um deputado do Paraná, com a fixação da tese de que a carta de anuência oferecida pelos partidos não configura justa causa para a desfiliação. Outros dois ministros votaram para a carta ser suficiente, inclusive Alexandre de Moraes. O julgamento está empatado, faltando os votos de 3 ministros nas próximas sessões.

Filiados 1 – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou as estatísticas de filiados em partidos políticos no país. No total, são 16 milhões de pessoas registradas em partidos no Brasil. As legendas com a maior quantidade são o MDB, com 2.138.377, seguido pelo PT, com 1.572.800, e o PSDB, com 1.363.177. O menor partido em filiados é a Unidade Popular (UP), com 2.545 pessoas.

Filiados 2 – Em termos de participação da mulher, do total de filiados a partidos no país, 8,7 milhões são homens e 7,4 milhões são mulheres, apenas 47,72% do total, apesar das mulheres serem 52,8% do eleitorado geral. Os partidos com maior participação feminina são o Partido da Mulher Brasileira (PMB), com 55,3% de filiadas, seguido pelo Republicanos, com 50,9%, e a Unidade Popular (UP), com 50,1%.

Pesar – A ministra Ana Arraes, presidente do TCU, assinou nota de pesar, lamentando profundamente a morte do jornalista Ribamar Oliveira, do Valor Econômico. “Ribamar construiu uma carreira respeitada, balizada por altos padrões éticos e pela defesa intransigente de princípios democráticos na comunicação e na vida do país”, disse Ana Arraes.

Clarissa Tércio – Tida como uma das mais votadas para deputada estadual em 2022, o nome de Clarissa Tércio vem ganhando força para liderar o palanque bolsonarista em Pernambuco como candidata a governadora. A parlamentar está a caminho do Podemos.

Inocente quer saber – O “senador de Bolsonaro” tem alguma chance de derrotar o “senador de Lula” em 2022?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário