terça-feira, 29 de junho de 2021

Chesf e Insa avançam para Hub de Inovação do Setor Elétrico



A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) estão firmando parceria para a instalação de Hub de Inovação no Nordeste, projeto que está avançando para se tornar Hub de Inovação do Setor Elétrico, com o objetivo acelerar a implantação e a adoção de tecnologias produzidas dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento que tem seus recursos coordenados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Amanhã, o secretário de Estruturas Financeiras e Projetos, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Gomes Meirelles, e a diretora do Insa, Monica Tejo, participam de reunião online com o presidente da Chesf, Fabio Lopes Alves, e o diretor de Regulação e Comercialização da Companhia, Roberto Pordeus.

Para implantação do Hub, uma equipe multidisciplinar foi constituída com intuito elaborar conceitos, estrutura, implementar e operar o HUB do Setor Elétrico. É necessário mapear demandas e oportunidades/soluções; criar mecanismos para formalização; desenvolver planos estratégicos, desenvolver uma plataforma integrada de gestão; executar pilotos de projetos de aceleração de empresas/startups com produtos que estejam com nível de maturidade exigidos, além de uma série de ações integradas.

“Inovação é mais que uma palavra-chave para nossa Empresa, é uma atitude fundamental para a sustentabilidade do nosso Negócio”, declarou o gerente do Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento + Inovação, o chesfiano José Bione.

Ele destacou que os investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento são importantes e apresentam bons resultados acadêmicos, mas precisam avançar ao longo da cadeia de inovação. “Dados da própria Aneel indicam que pouco mais de 9% dos recursos do programa foram destinados às três últimas fases da cadeia de inovação, sendo a última, a inserção no mercado”, disse.

“Estamos num momento de transformação e já vivenciamos muitas inovações empresariais. Em Pesquisa & Desenvolvimento, é fundamental que consigamos chegar às fases finais da inovação, obtendo patentes e encontrando as soluções que nos coloquem à frente do mercado”, afirmou o presidente Fabio Alves. (Do Blog do Magno Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário