segunda-feira, 31 de maio de 2021

Em Garanhuns, prefeito também pede mais vacinas



Do Blog do Carlos Eugênio

A visita dos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e do Turismo, Gilson Machado, a Garanhuns na tarde deste domingo, dia 30, foi marcada pela apresentação da situação no Município e no Agreste Meridional em relação a pandemia, bem como de pedidos por mais doses da vacina contra a COVID-19.

Os Ministros foram recebidos pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB) e pelos vereadores Johny Albino, Thiago Paes, Damásio Cardoso, Alcindo Correia, Matheus Martins e Nelma Carvalho, entre outros. A agenda realizada na sede da Prefeitura também foi marcada pela presença dos deputados Fernando Rodolfo (federal) e Priscila Krause (estadual), além de Secretários Municipais e de membros da Imprensa. O secretário de Saúde de Caetés, Marco Calado Filho, que atua como presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), também prestigiou a visita Ministerial.

Assim como aconteceu em Gravatá, Bezerros, Caruaru, Toritama e em Santa Cruz do Capibaribe, aqui em Garanhuns, os representantes do Governo Bolsonaro, sobretudo o Ministro da Saúde, recebeu demandas relacionadas a destinação de mais testes, insumos, como oxigênio e kits de entubação, EPIs, e, principalmente, vacinas.

“O Programa Nacional de Imunizações avaliará o pedido dos Prefeitos para que mais doses de vacina contra a COVID-19 sejam encaminhadas à Região. Esse é um pleito comum de muitas cidades do País. Mas independente dessa demanda específica, no mês de junho, nós já temos garantidas mais de 40 milhões de vacinas”, pontuou Queiroga, garantindo que o presidente Bolsonaro vai assinar um acordo de transferência de tecnologia entre a indústria AstraZeneca e o Fiocruz no próximo dia 1º, para que o Brasil possa ampliar a autonomia na produção de vacinas. Ainda segundo o Ministro, há negociações com outras farmacêuticas, como a Jansen, que garantirá “a antecipação de doses para trazermos respostas mais rápidas à sociedade”, comentou Marcelo Queiroga.

“Nós encaminhamos solicitações ao Ministério, sobretudo relacionadas a ampliação das doses da vacina para Garanhuns e o Ministro se colocou à disposição, tanto da Prefeitura, quanto da CODEAM, para que possamos avançar nas necessidades do Município e da Região”, registrou o Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino ao final da Agenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário