sábado, 10 de abril de 2021

China sinaliza que enviará 30 milhões de doses de Sinopharm até junho



Do Poder 360

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, recebeu sinal positivo do seu contraparte chinês, Wang Yi, a respeito de o Brasil receber 30 milhões de doses da vacina BBIBP-CorV, fabricada pela empresa Sinopharm.

França e Wang Yi conversaram por telefone por cerca de uma hora na noite desta 6ª feira (9.abr.2021), conforme havia noticiado o Poder360. O tom do encontro virtual foi amistoso. O diplomata brasileiro enfatizou algumas vezes o interesse do Brasil em manter uma relação de “harmonia” com a China.

O Ministério da Saúde já havia enviado à China uma carta ao embaixador do país no Brasil, Yang Wanming, no início de março solicitando as doses da vacina da Sinopharm. Ocorre que a relação entre as duas nações era arestosa por conta do ex-chanceler brasileiro Ernesto Araújo, que insistia em hostilizar a China.

Na conversa entre França e Wang Yi houve uma distensão que sinaliza para uma normalização das relações Brasil-China.

Além de dar sinal de que as 30 milhões de doses da vacina da Sinopharm podem chegar ao Brasil até junho, o chanceler chinês também disse que ajudaria a conseguir insumos suficientes para a produção de 60 milhões de doses vacina Oxford/AstraZeneca, fabricada na Fiocruz. A expectativa é que esse volume de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) chegue ao Brasil no 2º semestre.

Em seu discurso de posse na 3ª feira (6.abr.2021), França usou o termo “diplomacia da saúde” para dizer que o Itamaraty buscará ativamente vacinas e remédios junto a outros governos. O contato com o chinês é um dos primeiros movimentos nessa direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário