quinta-feira, 18 de março de 2021

Prefeitura do Recife contrata mais 554 profissionais e instala sala de situação do enfrentamento da covid-19



A Prefeitura do Recife irá contratar mais 554 profissionais de saúde como reforço para o enfrentamento da pandemia de covid-19 na capital. Os trabalhadores serão contratados de forma temporária para atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas Unidades Provisórias Covid, nos Serviços de Pronto Atendimento das policlínicas municipais, Vigilância à Saúde, entre outros. O decreto com a convocação foi publicado no Diário Oficial de Hoje de hoje. Também nesta quinta-feira, o prefeito instalou a sala de situação da covid-19.

“Estamos fazendo um esforço na abertura e estruturação de novos leitos e também na contratação de profissionais de saúde para reforçar todo o nosso sistema de combate a pandemia. Publicamos hoje o decreto convocando mais de 500 profissionais de saúde aprovados em concurso. Também montamos aqui na estrutura do meu Gabinete, uma sala de situação onde vamos coordenar pessoalmente todas as ações de combate a pandemia”, afirmou o prefeito João Campos.

Ao todo, serão contratados 96 médicos, 121 enfermeiros, 291 técnicos de enfermagem, seis farmacêuticos, 12 biomédicos, cinco nutricionistas, cinco psicólogos e 18 técnicos de laboratório. Os trabalhadores foram aprovados em dois concursos de nível técnico e superior da Secretaria de Saúde do Recife, realizados em 2014 e 2019. Uma parte das vagas será destinada a pessoas com deficiência. A lista dos convocados será publicada no Diário Oficial do Município.

“A chegada desses novos profissionais traz um fôlego a mais para a rede de assistência que a prefeitura tem ofertado à população. Assim, nós vamos conseguir ampliar os serviços oferecidos e garantir os atendimentos adequados aos pacientes com covid-19”, destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

As contratações serão temporárias, com vigência máxima de seis meses, podendo ser prorrogadas por até dois anos. O contrato também pode ser rescindido, a qualquer momento, caso não haja mais necessidade. Autorizadas por decreto municipal, essas convocações não interferem no andamento da fila de contratações efetivas dos certames. Não serão convocados candidatos com mais de 60 anos, gestantes, lactantes e as que estejam no período de licença maternidade, além daqueles que integrem o grupo de risco da covid-19.

OUTRAS CONTRATAÇÕES – Em janeiro, o prefeito João Campos autorizou a contratação emergencial de até 745 profissionais de saúde para contribuírem no enfrentamento da pandemia da covid-19. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem contratados estão atuando no Plano Recife Vacina e foram lotados nos 16 locais de vacinação montadas pela Prefeitura do Recife.

SALA DE SITUAÇÃO – Foi instalada nesta quinta-feira (18), uma sala de situação dedicada exclusivamente ao monitoramento dos indicadores e planejamento de novas ações. O espaço ficará no 9º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, na área do Gabinete do Prefeito. A sala reunirá todos os órgãos envolvidos diretamente no combate à pandemia e terá a coordenação direta do prefeito João Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário