terça-feira, 23 de março de 2021

JUNTAS fazem apelos ao Estado para reestruturação do Hospital de Campanha na UPAE e à Prefeitura de Goiana para convocação de aprovados em concurso

Os pedidos, protocolados na Alepe, buscam evitar que a população se desloque à capital recifense em busca de leitos e, quanto à educação, ajudará os trabalhadores do setor que estão sobrecarregados.

As codeputadas Juntas (PSOL-PE) protocolaram dois requerimentos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na quinta-feira (18), indicando dois apelos relacionados à saúde e educação pública em Goiana. O primeiro apelo é destinado ao Governo do Estado, para que restabeleça com urgência o Hospital de Campanha que havia sido montado na UPAE (Upa Especialidade), que fica na PE-75, no município, atendendo às demandas da população da Mata Norte do estado diante do aumento de casos de covid-19. O outro apelo é direcionado ao prefeito de Goiana, Eduardo Honório Carneiro, para que efetue a convocação de todas as pessoas aprovadas no Concurso Público Municipal referente ao edital n° 001/2019, respeitando a ordem de aprovação em relação às vagas ofertadas.

As parlamentares, representadas pela codeputada Kátia Cunha, fizeram um processo de escuta com setores da população de Goiana e buscaram dialogar com o poder executivo municipal para que seja feita a convocação dos aprovados no certame do edital, para ocupar as vagas disponíveis na rede pública de ensino goianense. Vale destacar que a defasagem no quadro de profissionais já era uma questão evidente na cidade, de modo que o próprio certame foi resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Pernambuco. As codeputadas acreditam que, ante à necessidade concreta de profissionais essenciais para o bom funcionamento da rede municipal de ensino e por já ter sido realizado o concurso público, a demora na convocação é prejudicial.

Em relação com a saúde, questão agravada pela crise histórica provocada pela pandemia, a mandata das Juntas, pede que o governador do Estado, Paulo Câmara, atenda a demanda de reestruturação do Hospital de Campanha que havia sido montado anteriormente na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), localizada à Rodovia José Nunes Ribeiro, PE-75, em Goiana. Ele havia sido desfeito temporariamente, por causa da redução de casos, situação oposta ao que vivemos hoje, com o aumento da infecção pelo coronavírus. O restabelecimento do Hospital de Campanha tem o objetivo de beneficiar a população local, que está desamparada e que de acordo com o boletim informado pela Prefeitura, já constava com 3559 casos confirmados até a segunda-feira (22).

No momento, quase 60% dos leitos de UTI em Recife estão sendo ocupados por pacientes transferidos de outras cidades de Pernambuco. É preciso estruturar o sistema de saúde dos municípios do interior e Região Metropolitana para “desafogar” a demanda da capital e promover o acesso a um atendimento de qualidade para os moradores de cada região. As Juntas reforçam a necessidade de medidas de enfrentamento em todos os setores. Os apelos se correlacionam por ambas as áreas estarem passando por dificuldades na pandemia. Com o isolamento social, os profissionais da educação estão mais sobrecarregados, tendo que encontrar novas formas de ensino e acompanhamento de seus alunos, que muitas vezes não têm material e acesso à internet para assistirem às aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário