domingo, 21 de fevereiro de 2021

Calçado é a cidade com menos óbito por Covid em PE



Blog do Roberto Almeida

Tem um site, denominado brasil.io, com dados completos sobre a situação da Covid no País e em Pernambuco. Fazendo uma leitura atenta do número de casos e de óbitos em cada cidade do Estado, se vê claramente que a situação é preocupante, e não dá pra entender porque tanta gente parece “não dar bola para a pandemia”.

Alguns municípios têm situação pior do que os outros. Levando-se em conta a população e o número de pessoas que perderam a vida por conta do vírus, chegamos a conclusão que o cenário é mais drástico em lugares como Recife, Paulista, Jaboatão, Caruaru,  Vitória de Santo Antão e Serra Talhada.

Nos municípios citados os índices de mortalidade são maiores, quando a conta é feita de acordo com o número de habitantes. O índice de letalidade do vírus na capital, por número de habitantes, é de 182, em Paulista é de 148, Vitória 131,  Caruaru 117, Arcoverde 113, Jupi 100, Serra Talhada 108, Garanhuns 86.

O vírus tem tirado vidas nas cidades grandes, médias e pequenas. Belo Jardim e Petrolina têm um índice pequeno,  quando comparadas a outras cidades de porte médio de Pernambuco. Na região do Agreste Meridional, Calçado e Angelim são os municípios que tiveram menos óbitos devido à Covid. Foram três na primeira cidade e quatro na segunda.

Jupi, com 15 óbitos, tem a pior situação dentre os municípios pequenos da região. Levando em conta a população de pouco mais de 14 mil moradores, por lá o índice de mortes está acima de Garanhuns e próximo de cidades como Vitória e Caruaru.

Garanhuns, que somou até o momento 121 óbitos, não está em situação confortável, porém em cidades como Vitória de Santo Antão (que tem população semelhante), Caruaru (três vezes o número de habitantes) e Serra Talhada (menor) o vírus tem feito mais vítimas, proporcionalmente.

Segue abaixo  uma relação de cidades pernambucanas com o número de óbitos. Os dados são do último dia 19:

Cidades grandes e de porte médio

Recife – 3.015

Paulista - 465

Caruaru - 430

Petrolina – 185

Vitória de Santo Antão - 184

Garanhuns -  121

Serra Talhada – 94

Gravatá - 90

Goiana – 93

Arcoverde - 85

Palmares - 82

Limoeiro - 72

Belo Jardim - 43

Cidades pequenas

Jupi - 15

Capoeiras – 13

Paranatama – 10

Caetés – 10

Brejão – 3

Angelim - 4

Correntes – 3

Calçado – 2

Jucati – 4

Em Pernambuco 10. 839 pessoas perderam a batalha para a Covid. O Estado vacinou até agora 328. 310 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário