quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Fernando de Noronha inicia vacinação de profissionais de saúde e de 30 idosos com mais de 75 anos que moram na ilha

Primeira noronhense vacinada, nesta terça-feira, foi a coordenadora de vigilância sanitária Dandara Matias Guedes

Os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos do Arquipélago de Fernando de Noronha começaram a ser vacinados nesta terça-feira (19.01) contra a Covid-19. Após Pernambuco receber, ontem (18.01), o primeiro lote dos imunizantes, o Governo do Estado enviou à ilha 380 doses da CoronaVac - Instituto Butantan, que contemplarão 190 pessoas. Entre elas, está Dandara Matias Guedes, de 31 anos, a primeira noronhense vacinada da ilha. Ela atua como coordenadora de vigilância sanitária e está na linha de frente da Covid-19 desde o início da pandemia, tendo contribuído para testagens em massa e investigações epidemiológicas.

“Agora, com a chegada da vacina, poderemos ter um pouco mais de tranquilidade e esperança no amanhã. O governador Paulo Câmara assumiu o compromisso de resguardar a saúde de todos os pernambucanos, disponibilizando a vacina para as diversas regiões do Estado. Estou muito feliz e emocionado em saber que os noronhenses, começando pelos profissionais de saúde, serão vacinados e vão poder, pouco a pouco, voltar à normalidade que tanto sonhávamos”, comemorou o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.

O gestor destacou que a imunização dos idosos será feita em domicílio, com a equipe de unidade de saúde da família (USF) visitando a casa de cada um deles para aplicar a vacina. “A previsão é de que até as 12h de amanhã todos sejam vacinados”, concluiu Rocha, calculando que serão imunizados 160 profissionais de saúde e 30 idosos cadastrados e acompanhados pela USF. Como a administração de Noronha recebeu as duas doses previstas para serem tomadas por pessoa, ele reforçou que, durante os 21 dias de espera até a segunda dose, as vacinas serão armazenadas adequadamente na ilha.

Para Dandara, ser a primeira ilhéu a receber a vacina confere a ela uma sensação de dever cumprido. “Desde março, a gente está na luta atrás de pessoal, fazendo prevenção, conscientizando e cuidando das pessoas. A sensação é muito boa, mas ainda não acabou. A gente continua na luta contra o novo coronavírus”, disse a coordenadora de vigilância sanitária, reforçando que as pessoas precisam continuar colaborando, com a utilização de máscaras e álcool em gel, para que Fernando de Noronha se mantenha sem casos graves.

AÇÕES – Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco, por meio da administração distrital de Fernando de Noronha, adotou medidas para conter o avanço da doença na ilha. Entre elas, um plano de contingência, envolvendo o treinamento e contratação de profissionais de saúde, compra de equipamentos médico-hospitalares, instalação de leitos emergenciais e distribuição de máscaras para os moradores. Decretou lockdown, com o fechamento de todos os serviços e atividades não essenciais (inclusive as praias), com regras rígidas para os que puderam continuar funcionando.

A reabertura da Ilha ao turismo aconteceu em setembro, após cinco meses de fechamento, mas apenas para visitantes que testaram positivo anteriormente, com apresentação de exames e novos protocolos de entrada. Em outubro, seguiu-se a segunda fase, na qual Noronha reabriu para todos, mediante apresentação de teste negativo para a doença. Na ilha, foram registrados até o momento 349 casos de Covid-19, sendo 268 casos em Noronha e 81 casos importados. Desse total, 342 pessoas já estão curadas e sete permanecem em quarentena. Nenhum óbito ou caso mais grave foi registrado no arquipélago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário