sábado, 12 de dezembro de 2020

Programa Cidades+Verdes chega ao município paulista de Colômbia

Como parte do programa Cidades+Verdes, que busca ampliar em todo o país o número e a qualidade das áreas verdes urbanas, será criado o Parque do Mirante, em Colômbia, município de São Paulo. Nesta sexta-feira (11), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve na cidade e assinou um termo de convênio que libera recurso para a urbanização e a recuperação da área degradada conhecida como Mirante.


O Parque do Mirante beneficiará diretamente cerca de 3 mil visitantes mensais. Também contribuirá para a proteção do Rio Grande, margeado pela área, onde estão importantes reservatórios de água do sistema Sudeste/Centro-Oeste.


“Esse Parque do Mirante certamente se tornará um polo de turismo e de encontro das pessoas e lembrará que o meio ambiente convive bem aqui nesse local, como deve conviver em outros lugares, com o desenvolvimento econômico e imobiliário, com a prosperidade da cidade”, ressaltou Ricardo Salles. “O desenvolvimento sustentável planejado é aliado da defesa ambiental”, completou.


O projeto terá R$ 250 mil em recursos de emenda parlamentar e será dividido em fases da recuperação e plantio da vegetação até a instalação de equipamentos.


Cidades + Verdes


O Programa Nacional para Áreas Verdes Urbanas Cidades+Verdes foi lançado em setembro deste ano. A ideia é ampliar os espaços verdes dentro das áreas urbanas trazendo não só benefícios sociais, mas também ganhos ambientais e econômicos como a prevenção das enchentes, a regulação dos microclimas, passando pela valorização da biodiversidade e das paisagens das cidades.


Segundo Salles, a agenda ambiental urbana é um tema de importância fundamental, uma vez que é nas cidades que vivem cerca de 80% dos brasileiros. “Um país onde 100 milhões de pessoas não têm coleta e tratamento de esgoto, 35 milhões não têm sequer água tratada para beber, municípios convivem diariamente com os lixões.”


Cadastro Ambiental Urbano


O programa Cidades+Verdes prevê a gestão dos espaços verdes por meio do Cadastro Ambiental Urbano (CAU), um aplicativo com informações de cada área verde urbana cadastrada nas cidades para incentivar o uso desses espaços pela população.


Pelo aplicativo, os usuários podem avaliar as áreas verdes e usar a função alerta, que permite ao cidadão enviar um aviso para o gestor municipal pedindo melhorias e soluções para problemas encontrados nas áreas verdes da cidade. Os alertas chegam ao gestor em tempo real.


O CAU conta com uma ferramenta intuitiva para delimitar os espaços verdes do município e categorizá-los, por exemplo, como praças, parques e hortas urbanas. O aplicativo está disponível nas modalidades cidadão e gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário