quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Pesquisa Folha/Ipespe em Jaboatão: Anderson Ferreira lidera, com 61% dos votos válidos

A pesquisa para a corrida eleitoral de Jaboatão dos Guararapes, realizada em parceria entre a Folha de Pernambuco e o Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe), mostra o atual prefeito Anderson Ferreira (PL) em um cenário propício para a sua reeleição, no próximo domingo, com chances, inclusive, de ser o prefeito eleito mais votado da história do município.


Levando em conta apenas os votos válidos aferidos na pesquisa, quando são excluídas as opiniões dos entrevistados que manifestaram intenções de voto em branco ou nulo, o atual prefeito Anderson Ferreira (PL) possui 61% das intenções de voto e, portanto, seria eleito em primeiro turno.


Em seguida aparece Daniel Alves (MDB), com 17%; Maira Vilar (PDT), 7%; Arnaldo Delmondes (PCdoB), 4%; Delegado Eduardo Porto (PTC), 4%, e Pastor Severino (DC), 2%. Belarmino Silva (Avante), Joaquim Barretto (PMB), Adelson Veras (PRTB) e Serginaldo Santos (UP) têm 1% dos votos válidos de acordo com o levantamento, e Ubiracy Olímpio (PCO) aparece com 0%.


Na pesquisa estimulada, o candidato do PL aparece com 46% das intenções de voto, com folga sobre o vereador Daniel Alves, que conta com 13% da preferência dos entrevistados. Daniel aparece empatado dentro do limite da margem de erro máxima de 4,1% com a candidata Maira Vilar , que conta com 5% das intenções dos votos dos jaboatonenses.


Ela por sua vez, está empatada dentro da margem de erro, com os outros oito candidatos, que também estão empatados entre si. Arnaldo Delmondes conta com 3% das intenções de voto, Delegado Eduardo Porto também surge com 3%, Pastor Severino conta com 2% das intenções de voto. Já Belarmino Silva, Joaquim Barretto, Adelson Veras e Serginaldo Santos  aparecem com 1% das intenções de voto. Ubiracy aparece com 0%.  O levantamento mostra, ainda, que 15% dos entrevistados pretendem votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 9% dos jaboatonenses não sabe ou não respondeu à pesquisa.


Rejeição


A pesquisa Folha/Ipespe aferiu, ainda, a certeza de voto e a rejeição dos candidatos a prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Os números mostram que o prefeito Anderson Ferreira conta com 40% de rejeição dos eleitores de Jaboatão, ou seja, os entrevistados que afirmam que não votariam nele de jeito nenhum, mesmo percentual de Daniel Alves.


Em patamar similar, com 38% de rejeição aparece Maira Villar. Arnaldo Delmondes, por sua vez, é rejeitado por 43%, mesmo percentual dos que declaram que não votariam de jeito nenhum no Delegado Eduardo Porto.  Na certeza de voto, o prefeito aparece com 37% de opiniões favoráveis. Daniel Alves conta com 12%, seguido por Maira vilar (4%) e Arnaldo Delmondes com 3% de certeza de voto.


A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo PE-09683/2020 e entrevistou 600 pessoas entre os dias 9 e 10 de novembro.


Confira os resultados detalhados da pesquisa na edição desta quinta-feira (12) da Folha de Pernambuco. Você também pode acessar pelo flip através do Portal da Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário