quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Novos serviços de internet prometem mais benefícios ao trabalho de membros e servidores do MPPE



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) firmou, na última semana, contratos com as empresas Worldnet, Vectra e 1Telecon para fornecimento de serviços de internet. Cada empresa ficará responsável por alguns serviços, que trarão benefícios aos usuários como velocidade mais alta, links de contingência e monitoramento especializado. O processo de licitação ficou a cargo da Secretaria Geral do MPPE, que atendeu a pedidos de diversas Promotorias de Justiça por melhorias no fornecimento de internet.


A 1Telecon, por exemplo, fornecerá o serviço LAN-to-LAN, que interligará as Promotorias de Justiça por meio de links dedicados de alta velocidade de comunicação, ponto a ponto, com a sede do MPPE, no Recife. Assim, espera-se um aumento de velocidade de 25 vezes mais, para uma boa parte dos links atuais, que dispunham de apenas de 2 Mbps e passarão para 50 Mbps, em 148 unidades do MP de pequeno porte, e para 250 Mbps, em outras 21 unidades do MP de médio e grande porte. Ainda foram contratados 2 links de 2 Gbps, que serão utilizados para concentração dos links de menor velocidade.


A Worldnet proverá os links de contingência do tipo II (250 Mbps), a fim de garantir a continuidade e manutenção da disponibilidade dos serviços. Portanto, também se trata de contratação de serviço LAN-to-LAN, como um backup, a fim de garantir a manutenção da disponibilidade de links de alta velocidade, reduzindo os impactos de eventuais perdas por queda dos links principais nas unidades do MPPE.


Por sua vez, a Vectra fará o monitoramento de todos os links, equipamentos de rede, datacenter e sistemas, apoiando na gestão dos contratos firmados com a 1Telecom e a Worldnet e garantindo o funcionamento, a disponibilidade da infraestrutura de TI e o cumprimento dos prazos estipulados nos contratos.


“Conseguimos com muito esforço, dedicação e um grande contingenciamento orçamentário, efetivar uma meta essencial para melhorar o desempenho de todas as Promotorias de Justiça do Estado. Agora a nossa internet ganhará uma grande velocidade, a capital passa de 250 para 2.500 e no interior de 10 para 250 Gb por segundo. Essa atitude foi essencial, pois grande parte do Ministério Público funcionará em um futuro breve de forma on-line”, atesta o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.


“A necessidade dessa contratação decorreu do pleito de diversos membros e servidores do Ministério Público, que reclamavam, em especial, quanto à lentidão da internet utilizada para o trabalho. O processo foi iniciado a partir de estudo técnico e preparação de TR por parte da Secretaria de Tecnologia e Inovação (STI) e a licitação realizada no âmbito da Secretaria Geral do MPPE, um trabalho em conjunto que muito beneficiará membros, servidores e a população pernambucana de forma geral”, destacou o secretário-geral do MPPE, Maviael de Souza.


Os contratos terão duração de 12 meses, podendo ser prorrogáveis por até 60 meses. O início da operacionalização dos serviços se dará com a emissão de ordens de serviço, após a assinatura dos contratos pelas empresas, conforme informado pela Assessoria Jurídica Ministerial (AJM).


Na visão do secretário de Tecnologia e Inovação do MPPE, Antônio Rolemberg, as contratações dos serviços de solução LAN-to-LAN, com links de contingência, e o respectivo monitoramento de Infraestrutura de TI representam um enorme avanço para instituição, com um relevante salto de qualidade nos serviços de TI para as diversas unidades do Ministério Público no âmbito do Estado de Pernambuco, com a disponibilização de links com velocidades mínimas de 50 Mbps (para 148 Promotorias do Tipo 1 – pequeno porte) e 250 Mbps (para 21 Promotorias Tipo 2 – médio e grande porte).


Rolemberg ressalta ainda que “nesse momento de implantação do Processo Judicial e Extrajudicial Eletrônico em que o MPPE se encontra, o aumento das velocidades dos links das diversas unidades do MPPE, que implicam num ganho de performance de 25 vezes em relação às velocidades atualmente disponibilizadas, é de extrema relevância e necessidade para garantir melhores condições de infraestrutura para utilização dos Sistemas SIM e Arquimedes pelos membros e servidores do MPPE em todo estado de Pernambuco, a fim de garantir melhores condições de trabalho. E que a velocidade do link da Capital passará de 500 Mbps para 2.5 Gbps, o que representa um ganho de performance de cinco vezes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário