segunda-feira, 2 de novembro de 2020

João Campos assume compromisso de implantar mais 100 km de ciclovias e ciclofaixas



A manhã desta domingo (01) começou com uma pedalada do candidato a prefeito pela Frente Popular do Recife, deputado federal João Campos (PSB). Depois de circular pela cidade utilizando as ciclofaixas implementadas nos últimos anos na gestão do PSB, João Campos anunciou que, durante seu governo no Executivo municipal, vai ampliar em pelo menos mais 100 km a malha cicloviária da cidade nos próximos quatro anos. Na proposta, o candidato destaca a necessidade de fazer a ligação da Zona Sul com a área central da cidade. João Campos esteve acompanhado de amigos e da namorada, a deputada federal Tabata Amaral.


No bairro do Rosarinho, que passou por intervenção de mobilidade recentemente, João falou sobre a  proposição e fez um anúncio através das suas redes sociais. “A gente escolheu esse lugar para anunciar que nós vamos aumentar em 100 km a malha cicloviária da nossa cidade, interligando, inclusive, a Zona Norte à Zona Sul, podendo expandir a nossa malha, fazendo novos trechos, rotas, interligações, para beneficiar quem vai trabalhar com bicicleta, quem utiliza a bicicleta como instrumento de esporte, de lazer, quem precisa dela para ir estudar e trabalhar. Vamos valorizar a mobilidade ativa na nossa cidade, e a gente sabe que uma bicicleta na rua pode significar menos um carro circulando, respeito ao meio ambiente e diálogo com o futuro”, pontuou João Campos.


A proposta do prefeiturável prevê a implantação de 65 km em grandes corredores e 42 em rotas complementares, totalizando 107 km de novas rotas cicloviárias. A malha vai ser reforçada sobretudo nos percursos principais que levam o recifenses aos seus locais de trabalho.


A ideia é oferecer alternativas seguras de transporte para desafogar o trânsito e facilitar o deslocamento das pessoas. O incentivo ao uso do modal, além de fomentar uma mobilidade mais sustentável, democratiza o uso do espaço urbano entre pessoas com diversos meios de transportes e classes sociais.

Nos últimos oito anos, a Prefeitura do Recife aumentou em mais de 400% a malha cicloviária da cidade, que em 2013 possuía apenas 24 km de rotas e agora já são 140 km. Atualmente, Recife tem a 4º rede de ciclovias mais acessível do Brasil, atrás apenas de Fortaleza, Belém e Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário