sábado, 28 de novembro de 2020

CURTINHAS

Vereadores – Não é só ganhar na urna que garantirá o mandato de vereador em 2020. Caso alguma mulher da chapa tenha sido candidata “laranja”, todos os vereadores eleitos pela legenda poderão ser cassados. Em parecer, o procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu o “indeferimento dos registros de candidatura de todos os candidatos de um partido, quando ficar comprovado o uso de candidatas laranjas para fraudar a cota de gênero nas eleições proporcionais”. Este já é o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o partido Solidariedade (SD) questionou esta posição no Supremo Tribunal Federal (STF) e Aras se manifestou em parecer antes do julgamento. Por enquanto, vale o entendimento do TSE, cassar a chapa toda, caso alguma das mulheres seja “laranja”.


Recondução – Informações na imprensa nacional apontam que o Supremo Tribunal Federal (STF) já teria maioria entre seus 11 ministros para liberar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), como presidentes da Câmara e do Senado. O entendimento no Congresso sempre foi que a reeleição é vedada no meio da legislatura, pelo artigo 57 parágrafo quarto da Constituição Federal de 1988. Agora, em processo relatado pelo ministro Gilmar Mendes, o panorama pode mudar. O STF vai decidir sobre uma ação proposta pelo PTB. O presidente da legenda Roberto Jefferson é inimigo declarado de Maia e contra a reeleição, mas sua ação agora poderá ser usada para um sentido contrário.


Podemos – Os deputados Guilherme Uchoa Júnior e Romero Albuquerque estão em diálogo permanente com Ricardo Teobaldo, presidente estadual do Podemos. A boa relação poderá culminar na ida dos dois parlamentares para a sigla presidida por Teobaldo em 2022.


Inocente quer saber – Quem vence a disputa neste domingo, João Campos ou Marília Arraes?


Por Edmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário