sexta-feira, 27 de novembro de 2020

CSMP escolhe novo corregedor-geral do MPPE



O Conselho Superior do Ministério Público de Pernambuco (CSMP-PE), após renúncia do, agora, ex-corregedor-geral do Ministério Público, o promotor de Justiça Alexandre Bezerra, realizou na tarde desta quarta-feira, 25, a escolha do novo corregedor-geral da organização que tem seu mandato até o próximo março de 2021. Após votação secreta, com os membros presentes e capitaneada pelo procurador-geral de Justiça e presidente do CSMP, Francisco Dirceu Barros, foi escolhido, por unanimidade, o procurador de Justiça Carlos Vitório como novo corregedor-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O procurador de Justiça Marco Aurélio Farias foi indicado como corregedor-geral-substituto.

 

“A Corregedoria-Geral é de extrema importância para o dia a dia do membro do Ministério Público de Pernambuco, uma vez que está em contato constante com a atuação dos membros na ponta. Ainda assim, o órgão, nos últimos tempos, mudou o seu caráter sancionador para orientativo com a implementação da correições e inspeções de forma on-line, aumentando a aproximação com os membros e inovando na atuação processual com a criação, por exemplo, do Acordo de Não Persecução Disciplinar, uma verdadeira inovação que está sendo apresentada pelo Ministério Público de Pernambuco”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.

 

Em seu discurso, durante a sessão, Dirceu Barros agradeceu o trabalho desenvolvido por Alexandre Bezerra. “Foi com o projeto Democracia Plena, que demorou mais de 20 anos para acontecer, que Pernambuco elegeu o primeiro promotor de Justiça corregedor-geral no País. Alexandre deu uma contribuição inestimável à Instituição”, disse.

 

O procurador de Justiça Carlos Vitório tomou posse no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), na presença do chefe de Gabinete, o promotor de Justiça Paulo Augusto Oliveira; do coordenador do Gabinete, José Petrúcio, e do procurador-geral, Francisco Dirceu Barros. Na ocasião, ele assinou o termo de posse e prestou de pé juramento.

 

O novo corregedor-geral, Carlos Vitório, acumula no currículo diversas atuações de destaque, como quando esteve à frente do Núcleo de Inteligência do MPPE (Nimppe). “Para mim é uma honra ocupar o cargo de corregedor-geral, tendo em vista o leque de atividades que o órgão correicional desenvolve dentro da organização. Além disso, quero dar continuidade aos projetos de gestão que foram iniciados, mantendo o protagonismo da Corregedoria-Geral com seu perfil de orientação e apoio aos membros”, disse ele durante seu discurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário