sexta-feira, 13 de novembro de 2020

CELPE REALIZA OPERAÇÃO ESPECIAL NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020

Iniciativa garantirá o fornecimento de energia durante o processo eleitoral nas áreas de atuação da concessionária


Para que as urnas eletrônicas possam receber, no próximo domingo (15), os votos de mais de 6,7 milhões dos eleitores pernambucanos, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vem trabalhando preventivamente nos últimos meses, inspecionando e promovendo manutenções nos circuitos elétricos que atendem aos mais de 3.200 locais de votação, além de cartórios eleitorais e centros de apuração. O objetivo da ação é garantir as condições de segurança nos equipamentos de distribuição de energia, evitando possíveis solicitações de emergência.


Equipes técnicas da concessionária realizaram manutenção preventiva e corretiva nos circuitos de todo o Estado, com mais de 41.500 quilômetros de linhas e redes contemplados. Já as inspeções se concentraram nos 3.958 quilômetros de linhas e redes que suprem os prédios de zonas eleitorais.


A Celpe também está preparada para atuar emergencialmente durante todo o processo de votação e apuração das Eleições 2020. A distribuidora preparou um plano especial de atendimento de modo a garantir o fornecimento de energia durante o processo eleitoral. Com isso, a concessionária reforça a confiabilidade do sistema elétrico e previne eventuais transtornos no fornecimento de energia durante o dia de votação.


Os profissionais da empresa ficarão de prontidão durante 24 horas, até o final da apuração dos votos e divulgação oficial dos resultados. Para que isso aconteça, será mobilizado um contingente de aproximadamente 200 equipes para atuar em caso de emergência. Na falta de energia, será dada prioridade ao restabelecimento para as escolas e demais locais de votação, além do atendimento especial, já existente, às unidades de saúde, bombeiros e polícia.


Durante o dia de votação, serão evitados desligamentos programados nos locais que possam impactar o processo eleitoral. Os serviços de atendimento via Call Center estarão com escala especial e com equipes de sobreaviso para atender um eventual aumento de demanda. A Celpe também fará acompanhamento das condições meteorológicas, previstas para o domingo de votação, possibilitando a adoção de medidas preventivas, necessárias em caso de eventuais condições de tempo adversas.


Recomendações importantes para os locais de votação


Tão importante quanto o planejamento realizado para as Eleições 2020, são as ações de revisão das instalações elétricas dos imóveis e equipamentos usados para a realização das eleições.


Por isso, foram enviadas diversas recomendações aos responsáveis pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para que seja feita uma revisão nas instalações elétricas internas nas zonas, seções e centros de apuração. Um técnico em eletricidade qualificado e de confiança deve verificar, entre outros aspectos:


• Se os condutores e equipamentos de proteção (disjuntor e fusível) estão dimensionados adequadamente, de acordo com a carga instalada. Em caso de necessidade de aumento da carga, é preciso providenciar a readequação das instalações e informar à distribuidora;


• Se as instalações estão em bom estado de conservação, com fios sem emendas e devidamente encapados;


• Se as instalações estão devidamente aterradas, com a utilização de fio terra, de acordo com a norma da ABNT;


• Se os componentes elétricos são de boa qualidade, especialmente os equipamentos de proteção (disjuntor); e


• Se os circuitos internos estão devidamente equilibrados entre as fases.


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) receberá um atendimento que garantirá a rápida atuação da distribuidora em caso de necessidade, além disso, dois colaboradores da Celpe ficarão diretamente na sede do órgão no Recife. Por meio dessa estratégia de atuação, rapidamente serão conhecidos eventuais problemas de fornecimento de energia em qualquer unidade de votação e a devida prioridade será concedida a estes casos.


Sobre a Celpe   


A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário