quinta-feira, 22 de outubro de 2020

“TODOS OS NOSSOS ORGÃOS DA SECRETÁRIA ESTÃO FUNCIONANDO”: DECLAROU DILSON PEIXOTO DA SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

"É um dos poucos setores da economia onde o cidadão agricultor, isolado na sua casa, conseguiu continuar a produzir”, revelou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dílson Peixoto, durante participação no Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios. “O problema que tinha era como escoar essa produção”, declarou o secretário, ao falar sobre o período difícil da pandemia.

“Pela maneira inédita como aconteceu, a pandemia trouxe uma dificuldade imensa para o governador, com isso, parte dos recursos das secretarias foram direcionados para a saúde; para aquisição de insumos, montagem de hospitais, contratação de pessoal” justificou.

Dílson afirmou que mesmo diante da crise o setor da agricultura no estado não ficou desassistido, por exemplo, o Garantia Safra continua na agenda e será pago aos agricultores. A distribuição de sementes está acontecendo de acordo com uma programação. Todos os programas de apoio à agricultura familiar foram mantidos ou ampliados. “Em plena pandemia, com o apoio do governador Paulo Câmara, conseguimos aprovar na ELEPE a Lei do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar”, declarou. “É um mercado em torno de 30 milhões de reais” continuou.

“É um esforço enorme da nossa equipe para que isso aconteça” falou. Outros investimentos estão sendo entregues e executados nos próximos dias. “Um deles é o Programa Água Doce. Onde serão instalados cento e setenta dessalinizadores em poços que já foram perfurados”, falou.

Ele ressaltou ainda o apoio que está sendo dado para população que mora ao lado do Canal da Transposição, onde cerca de 12 mil famílias terão água encanada nas suas casas. “Vamos garantir uma qualidade de vida imensa para as pessoas dessas comunidades” disse.

O secretário criticou a falta de sensibilidade da Ministra da Agricultura com relação ao pequeno agricultor. “Aqui a realidade é outra, parte dos agricultores plantam para sobreviver, para se alimentar”, justificou. “Na época do governo da presidenta Dilma, tinha dois ministérios, um que cuidava do agronegócio, e outro para agricultura familiar”, completou.

Apesar das dificuldades ele revelou que o estado tem mantido diálogo com o ministério e tem conseguido conquistas para os agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário