segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Ministério Público debate cidadania nesta terça-feira (27)



Na próxima terça-feira (27), às 17h, ocorrerá mais uma edição do projeto Roda de Conversa, com o tema Quem, onde e com quem a cidadania acontece. O evento do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (Caop Cidadania) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) será realizado na plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Caop Cidadania e mediação da coordenadora, promotora de Justiça Dalva Cabral.


De acordo com a coordenadora do Caop Cidadania, o encontro pretende dar voz às entidades públicas para que se apresentem à sociedade. ”A sociedade é extremamente vitimizada pelo não conhecimento dos serviços essenciais, pois procura o atendimento que deseja em algum órgão, mas não tem a exata noção do papel dos atores na promoção da cidadania. Nós queremos mostrar como a cidadania acontece, onde as pessoas podem procurar o apoio necessário, e sobretudo, por onde começar essa busca”, destacou Dalva Cabral.


A coordenadora ressalta ainda a importância do ensino da cidadania aos cidadãos desde criança, como também para os adultos de hoje. “A nossa sociedade só melhora com uma educação voltada para a cidadania, e pensando dessa forma, o Caop Educação, por meio do coordenador Sérgio Souto, vai trazer os projetos desenvolvidos pelo centro para que nós possamos mudar o nosso olhar através da educação. Pois conhecer a cidadania, é conhecer os direitos e garantias da pessoa humana”, pontuou a promotora.


Para participar da conversa foram convidados, além do coordenador do Caop Educação, a presidente do Instituto Transviver, membro do Fórum LGBT de PE e do Conselho Estadual LGBT, Regina Guimarães; a assistente social, que faz parte da chefia de divisão dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Recife, Vanessa Pessoa; o membro e diretor administrativo do Alcoólicos Anônimos (AA) de PE, Henrique Monteiro; a integrante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de PE, Amélia Maria Borges da Silva; o gerente geral do Procon-PE, Hélder Rômulo de Meneses; a diretora da Casa Vovó Bibia de Apoio à Família e fisioterapeuta especialista em saúde do idoso, Aparecida Brito Andrade; a integrante da Associação Pernambucana das Mães Solteiras (APEMAS), Marli Márcia da Silva; o diretor de educação profissional do Senac-PE, Eliézio Silva; a coordenadora do Centro de Referência Clarice Lispector e pedagoga, Avani Santana; e o presidente da ONG Samaritanos e advogado, Rafael Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário