terça-feira, 18 de agosto de 2020

XP/Ipespe mostra aumento na popularidade de Bolsonaro


A pesquisa XP/Ipespe realizada em agosto registrou o maior nível de aprovação do presidente Jair Bolsonaro desde março de 2019. Os que consideram o governo ótimo ou bom aumentaram de 30% no mês passado para 37% agora. A melhora na avaliação ocorre na esteira do pagamento do auxílio emergencial, benefício de R$ 600 a trabalhadores que perderem sua renda por causa da pandemia do novo coronavírus. A XP já apontava uma melhora na avaliação do presidente em julho.

Os que avaliam a gestão como ruim ou péssima caíram de 45% em julho para 37% agora, retornando ao patamar pré-pandemia – em fevereiro e março deste ano 36% consideravam o governo ruim ou péssimo. De acordo com o levantamento, a mudança na aprovação do presidente vem seguida de outros indicadores. Um deles é a expectativa dos entrevistados para as ações que serão realizadas no restante do mandato.

O otimismo em relação aos próximos anos do governo Bolsonaro cresceu de 33% para 37%, enquanto a avaliação negativa do que está por vir teve queda de 43% para 36%. Também existe entre os entrevistados uma boa percepção com relação ao plano econômico do governo: para 38% a economia está no rumo certo, antes 33% acreditavam nisso. Já os que veem a economia seguir o caminho errado caíram de 52% para 46%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário