quinta-feira, 20 de agosto de 2020

MP Eleitoral em Pernambuco recebe do TCE/PE relação de gestores com contas rejeitadas


O procurador regional eleitoral de Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, recebeu, do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), Dirceu Rodolfo, a relação de prefeitos e gestores públicos que tiveram contas rejeitadas pelo órgão nos últimos oito anos.

A entrega foi feita nesta terça-feira (18), na sede da Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco (PRE/PE).

Também participaram do encontro o vice-presidente do TCE/PE, conselheiro Ranilson Ramos, e a procuradora-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Germana Laureano.

A lista contém mais de mil nomes de agentes políticos e administradores estaduais e municipais e pode embasar a atuação do Ministério Público Eleitoral, porque rejeição de contas pelo TCE é um dos critérios de inelegibilidade previstos na Lei Complementar 64/1990. Essa relação – com dados enviados por outras fontes – será inserida no banco de dados Sisconta Eleitoral, sistema que ajuda o Ministério Público Eleitoral a identificar, por cruzamento de informações, candidatos inelegíveis.

“Esses casos serão compartilhados com os promotores eleitorais, que vão examiná-los durante o processo de registro de candidaturas, para verificar se os candidatos e candidatas atendem aos requisitos legais”, diz Wellington Saraiva.

Sendo identificadas situações de inelegibilidade, os membros do MP eleitoral proporão ações de impugnação de registro de candidatura perante a Justiça Eleitoral.

“Com iniciativas como essa, o cidadão será poupado de ter na lista de elegíveis pessoas que, em momento anterior como gestores, não agiram corretamente como cumpridores de seus deveres”, afirmou Dirceu Rodolfo, presidente do TCE.

O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco informou que a lista estará disponível para a população a partir de 15 de setembro, no site do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário