sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Marília encontra reitor da UFPE e fala de projetos para o Recife

Pré-candidata a Prefeita do Recife, a deputada federal Marília Arraes esteve na manhã desta quinta-feira (06) com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, para conhecer as ações realizadas pela instituição de ensino a partir das emendas parlamentares destinadas por seu mandato no Congresso Nacional.

As emendas permitiram a implementação e consolidação do laboratório de Farmacognosia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do laboratório de Instrumentação Biomédica e Sistemas Inteligentes em Saúde, do Centro de Tecnologia e Geociência (CTG). Com os recursos, o CTG também receberá 30 computadores que beneficiarão projetos de pesquisa e extensão em farmácia e engenharia biomédica. A emenda permitirá também a climatização da Central Analítica do Núcleo de Desenvolvimento Analítico e Tecnológico de Fitoterápicos, além da aquisição de equipamentos destinados ao Controle de Qualidade.

“O apoio à UFPE é um reconhecimento ao papel central que ela ocupa em Pernambuco. Renovar equipamentos para a pesquisa em saúde é uma atitude mais do que necessária, principalmente em tempos de pandemia do coronavírus”, afirmou.

Além de visitar os laboratórios, Marília aproveitou a reunião com o reitor Alfredo Gomes para conhecer as ações realizadas pela instituição no combate à COVID-19 e falar de projetos da UFPE que podem ser implementados em áreas como mobilidade, sustentabilidade, tecnologia da informação, cultura, esporte e lazer.

“A UFPE deve sempre ser referência para o debate sobre as cidades, sobre o Estado e o País. Ela cumpre uma função central na formulação de políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Essa conexão entre o conhecimento e a produção acadêmica e a realidade das cidades precisa ser sempre valorizada e intensificada”.

Na reunião, o reitor Alfredo Gomes disse ser importante contar com o trabalho de Marília no Congresso Nacional para encaminhar demandas da comunidade acadêmica e fortalecer a universidade pública. Marília se comprometeu a trabalhar por projetos como o de requalificação do prédio da SUDENE. Ela disse ainda ser preciso apoiar a parceria entre poder público e empresas juniores universitárias para a integração dos estudantes com o mercado de trabalho e o estímulo ao empreendedorismo.

Marília também foi recebida na visita à UFPE pela Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho, pelo presidente da ADUFEPE, Edeson Siqueira, pelos coordenadores de laboratórios Luiz Soares e Wellington Pinheiro e pelo representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes), João Neto, além da chefe do Departamento de Farmácia, Elba Amorim e de Beate Santos, do programa de pós-graduação em Ciências Materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário