quarta-feira, 22 de julho de 2020

DIA NACIONAL DO ESCRITOR

Próximo sábado, em todo o Brasil, será comemorado o Dia Nacional do Escritor. Em época de pandemia, as comemorações em todo o Brasil serão em formato virtual. O Dia Nacional do Escritor surgiu por meio de uma portaria, assinada em 23 de julho de 1960, do então ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido (1904-1967). A escolha do dia 25 de julho para a comemoração do Dia Nacional do Escritor ocorreu porque, naquele ano, nessa data, seria realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor Jorge Amado (1912-2001).  

Este ano , o presidente nacional da UBE, Renato Siqueira participará de uma live com o escritor e professor pernambucano Cristiano Carrilho, presidente e fundador do Núcleo da União Brasileira dos Escritores no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. Fundado pela entidade em 2020, pouco antes da quarentena. Para o Presidente Nacional da UBE, escritor Renato Siqueira,  a cidade de Jaboatão dos Guararapes possui uma importância histórica  para o Brasil pois foi palco da Batalha dos Guararapes onde os holandeses foram expulsos do nosso território. 

A live  terá como tema A UBE: SUA HISTÓRIA, SEUS AVANÇOS E SUAS CONQUISTAS, e  será transmitida ao vivo sábado, as 20h, no instagram  do presidente do núcleo jaboatonense, professor Cristiano Carrilho, @cristiano.carrilho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário