sexta-feira, 17 de julho de 2020

CURTINHAS

Parceria – Em parceira com o setor privado, o secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi e a Coordenadora do movimento União Pernambuco, Marcella Balthar vêm realizando doações de materiais para produção de 50 mil máscaras feitas por costureiras de 20 comunidades do Recife para ajudar no combate à covid-19 e ao mesmo tempo gerar renda, pois a produção será dividida entre as costureiras e a população.

Agamenon – O site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, nesta quarta (15), uma bonita lembrança ao saudoso político Agamenon Magalhães. O TSE lembrou que foi Agamenon, como ministro da Justiça, que recriou no Brasil a Justiça Eleitoral, através do Decreto-Lei 7.586, de 28 de maio de 1945. “Você sabe o que é a Lei Agamenon?”, perguntou a publicação do TSE. O decreto-lei ficou conhecido na época como “Lei Agamenon”. Foi a primeira lei que exigiu “bases nacionais” para os partidos políticos.

Fundão – Apenas 6 dos 33 partidos políticos encaminharam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os critérios para distribuição do fundão eleitoral nas eleições de 2020. São eles: Partido Liberal (PL), Republicanos, Partido Social Liberal (PSL), Partido Social Democrático (PSD), Progressistas (PP) e Solidariedade. “Os recursos do fundão somente serão liberados aos partidos após a definição dos critérios, que devem ser aprovados pela maioria absoluta da executiva nacional de cada partido”, explica o advogado eleitoral Bruno Martins. Dos recursos, pelo menos 30% devem ser destinados às candidaturas de mulheres.

Canhotinho – A pré-candidata a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (DEM), esposa do deputado estadual Alvaro Porto (PTB), é tida como pule de dez para vencer a eleição em novembro com expressiva margem de votos, podendo ter a maior votação nominal do estado.

Inocente quer saber – Quem da oposição sairá do páreo imediatamente da disputa pela PCR?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário