quarta-feira, 3 de junho de 2020

Semana do Meio Ambiente: evento promovido pelo MPPE conta com cursos online, lives, exposição virtual e realização de pesquisa


Até a próxima sexta-feira (05/06), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza a Semana do Meio Ambiente, uma ação conjunta entre a Comissão Permanente de Gestão Ambiental do MPPE e o Comitê ECOS de Pernambuco (entidade da área socioambiental da qual são membros o MPPE, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, os Tribunais Pernambucanos - TRT6, TRE-PE, TJPE e TCE-PE, a Advocacia Geral da União em Pernambuco, a Procuradoria da República em Pernambuco e a Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região).

Diversas atividades estão planejadas para todo o evento, tais como a realização de cursos online (com certificados emitidos pela UFRPE), uma exposição virtual no Instagram, lives no YouTube e Facebook e até uma pesquisa. As atividades são totalmente gratuitas e poderão ser realizadas tanto por membros das instituições que integram o Comitê ECOS de Pernambuco quanto o público em geral.

Entre as capacitações, há três cursos: um sobre “Prevenção do Covid e outros patógenos por resíduos e rejeitos domésticos”, outro sobre “Compostagem e hortas caseiras” e um sobre “Higiene e aproveitamento integral dos alimentos”. Cada um dos cursos será realizado por meio de dois vídeos, leituras complementares e uma atividade que deverá ser fotografada para que seja exposta no Instagram, como demonstração de boas práticas sustentáveis. As inscrições estarão abertas ao público até o dia 5 de junho. Para se inscrever, é necessário preencher o seguinte formulário: tinyurl.com/SemanaEcos. Fotos relacionadas aos temas dos cursos serão postadas no Instagram do Ecos de Pernambuco. Você pode acompanhar a exposição virtual pelo perfil: instagram.com/ecosdepernambuco.

No dia 4 de junho, às 16h, todos os interessados poderão acompanhar a live “Resíduos Sólidos e Pandemia: Desafios e Possibilidades”, que será transmitida no YouTube do ECOS de Pernambuco e no Facebook da UFRPE. O debate contará com representantes da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), do Grupo Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe) da UFRPE e do movimento de apoio aos catadores de recicláveis PIMP MY CARROÇA. Sinara Batista, da Comissão Socioambiental do TRE-PE, será a mediadora da conversa.

Ao longo da semana, há ainda a possibilidade de participação numa pesquisa que está sendo realizada pelo Comitê ECOS. Os interessados em colaborar ajudarão os pesquisadores a traçar um entendimento acerca do manejo de resíduos domésticos e sua relação com os riscos de contágio do SARS-CoV-2 (agente causador da Covid-19). Participe pelo link: tinyurl.com/SemanaEcosPesquisa.

Para o Presidente da Comissão Permanente de Gestão Ambiental e Coordenador do CAOP (Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça) Meio Ambiente, André Felipe Barbosa de Menezes, a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade que a tecnologia proporciona para superar as limitações do afastamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus e, ao mesmo tempo, promover a aproximação virtual para celebrar o Mês do Meio Ambiente. “A parceria com o ECOS de Pernambuco traz programação diversificada e será uma forma de manter acesa a chama da defesa do meio ambiente no âmbito das Instituições e da própria Sociedade, sobretudo em tempos de tantas agressões à Natureza e aos órgãos ambientais”, avalia o promotor de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário