quinta-feira, 25 de junho de 2020

O perfil social da prefeita Judite Botafogo


Por Elielson Brito

No segundo mandato como prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo tem sua perfil de gestão voltada para o social. Conhecida como “mãezona”, ela abre sua casa se transformando numa verdadeira “extensão da casa do povo”.

Nascida e criada em Lagoa do Carro, conhece bem sua gente; sua origem pobre lhe confere uma empatia com os mais carentes. Como educadora vem investindo nas creches com qualidade social; toda rede de educação infantil, recebe um café da manhã ao entrar nas escolas às 7 horas, a merenda às 9:30h e o almoço às 12h  antes de voltar para casa.  Implantou salas de tempo integral e berçários para atender as mães que trabalham.  Colocou  parque  infantil  em toda rede de educação infantil para garantir o lazer e a convivência social das crianças através do ato de brincar.

A educação especial em Lagoa do Carro é tratada de forma especial. Resgatou todos os deficientes que estavam excluídos e trouxe para a escola; adquiriu 02 ônibus adaptados com plataformas para cadeirantes; os transportes vão buscar  os alunos na porta de casa, com cuidadores  e professores especializados.

Para garantir a dignidade humana, a Prefeita Judite Botafogo  vem lutando para construir casas populares, hoje são 100 famílias contempladas com moradias dignas. Com sua articulação o município foi contemplado com o projeto moradia legal do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que vai regularizar os imóveis das áreas de invasão ou loteamentos clandestinos, dando assim garantia e o direito de posse dessas famílias.

Outro projeto social importante foi a cooperativa de costureiras que numa ação integrada entre a Prefeitura, Associação de Mulheres de Lagoa do Carro e a  Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), foram compradas maquinas industriais, oferecido cursos para 60 mulheres e foi formado a cooperativa , fonte geradora de renda e dignidade humana.

Através da articulação foi formada uma parceria da Associação das Mulheres com a Secretaria de Agricultura do Estado de Pernambuco e o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco ( CEASA), criando o programa de alimentação solidaria, n qual oferece sopa de qualidade para mais de 500 pessoas semanalmente, principalmente moradores das comunidades da Vila da Prata, Invasão, Loteamento Limeirinha , Loteamento Maria Betânia, Loteamento Fernando Lobo e Loteamento Antônio Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário