sexta-feira, 12 de junho de 2020

Noronha inicia planejamento para retomada do turismo

Do G1/PE

A Administração de Fernando de Noronha iniciou o planejamento para a retomada da atividade turística após a pandemia do novo coronavírus. A ilha está fechada para chegada de visitantes desde março. Entidades ligadas ao segmento vão ser convidadas para participar de um amplo debate e oferecer sugestões sobre como deve ser o turismo pós-Covid-19.

O governo criou um e-mail para receber sugestões: reaberturanoronha@gmail.com. Segundo técnicos do setor, novas práticas devem ser adotadas para garantir segurança aos clientes, trabalhadores e à população local. Isso vai ser realizado em conjunto com associações do setor de turismo de Noronha.

A partir dessas contribuições do setor, ocorre a elaboração de um protocolo para a retomada do turismo, alinhado ao que vem sendo traçado com o grupo de matriz de risco do governo do estado, que tem a participação da Administração Distrital, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de uma empresa de consultoria.

“O turismo pós-Covid vai ser diferente, reinventado. Mas não vai ser fácil para ninguém idealizar como será isso. Nada mais justo e democrático do que chamarmos para o debate as associações e os órgãos da ilha que representam diversas classes. Essas entidades devem colaborar para a elaboração de um protocolo de retomada do turismo setorizado para cada ambiente”, afirmou o administrador de Noronha, Guilherme Rocha.

O Conselho de Turismo de Fernando de Noronha avaliou que o setor mobiliza praticamente toda a economia local. O governo informou que ainda não existe uma previsão de data para a reabertura da ilha para visitação.

O administrador de Noronha também disse que algumas práticas serão repensadas e a exploração do turismo na ilha será modificada. Passam a ser levados em consideração o controle na entrada de visitantes, a capacidade de carga do Porto de Santo Antônio e as legislações ambientais.

“Daqui para frente, queremos um turismo e um consumo da ilha diferentes. A ideia é oferecer uma boa experiência ao visitante, como também uma boa infraestrutura aos moradores de Noronha, com a preservação do meio ambiente e respeito aos limites”, declarou Guilherme Rocha.

Fernando de Noronha registrou 64 casos da Covid-19. Desse total, 63 pessoas tiveram a cura clínica. Um plano de flexibilização está em prática, e as praias foram abertas para uso da população local.

A entrada de moradores na ilha, que estava proibida desde abril, foi liberada com restrições. O primeiro grupo de pessoas que estava em Tratamento Fora de Domicílio no continente chega em Fernando de Noronha no sábado (13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário