O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou na manhã desta segunda-feira, 11, nova edição do Ranking de Isolamento Social do Estado de Pernambuco. Recife, Olinda e Carnaubeira da Penha, agora, são as três cidades com o mais alto índice de isolamento com 54,9%, 54,8% e 53,8%, respectivamente.Já as cidades com o índice mais baixo são: Tuparetama com 33,9%; Ipubi com 34,4%; e Altinho, com 34,5%. O Estado de Pernambuco tem uma média de isolamento de 42,97%. O ranking é uma ferramenta pública, disponível no site do MPPE, no endereço: https://bit.ly/Ranking-IsolamentoSocial.
“Os índices continuam preocupantes, as cidades com melhores colocações, estão com um índice péssimo. É preciso reforçar que, segundo as autoridades sanitárias, o isolamento social é o único remédio para contermos a propagação do novo coronavírus, preservarmos vidas e mantermos o atendimento médico em nosso sistema de saúde. Na última semana expedimos recomendação para que os prefeitos intensifiquem o isolamento e isso tem que ocorrer rápido. É preciso que a sociedade tenha essa consciência, mude a sua atitude, caso contrário teremos uma tragédia sem precedentes”, afirmou o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.
Em 22 de março o Estado de Pernambuco registrou o mais alto índice de isolamento social, com 62% da população mantendo-se em casa, sem deslocamento. O índice mínimo ocorreu na´última sexta-feira, 8 de maio, com somente 43,1% da população sem em casa. No último domingo esse quantitativo melhorou atingindo 49,7%.
Os dados para a extração das informações são realizados a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos. As informações apresentadas sempre demonstração a situação do isolamento do dia anterior, conforme o campo “Data de Referência” no canto superior da página. “A partir da base de dados que foi criada nós fazemos a extração das informações, cruzamos com os dados de cada uma das cidades e fazemos uma classificação de forma que conseguimos abranger todos os 184 municípios pernambucanos e o distrito de Fernando de Noronha. Com isso, podemos informar a população pernambucana sobre as regiões com baixo índice de isolamento, apoiando autoridades na tomada de decisão”, disse o gerente de estatística do Ministério Público de Pernambuco e autor do Ranking, Carlos Gadelha.
Sobre o ranking - O MPPE realiza a extração de informações para a elaboração Ranking de Isolamento Social de Pernambuco a partir do Mapa Brasileiro da Covid-19, que foi elaborado pela inLoco, e pertence a uma das soluções que recebeu o incentivo durante a realização do Desafio Covid-19. O Desafio foi iniciativa do MPPE, por meio do Laboratório de Inovações Tecnológicas e de Negócio do MPPE (MPLabs); da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE); e do Porto Digital de Pernambuco, através do Open Innovation Lab (OIL). O projeto incentivou soluções de tecnologia para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário