quarta-feira, 22 de abril de 2020

Prefeitura do Recife garante dois milhões de EPIs e contratação de 1346 profissionais para combate à covid-19


A rede de saúde do Recife, que vem trabalhando para conter o avanço da pandemia da covid-19, recebeu mais um importante auxílio. Na tarde desta terça-feira (21), o prefeito Geraldo Julio anunciou a aquisição de dois milhões de itens de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para os profissionais de saúde. O montante é suficiente para garantir a proteção dos profissionais por dois meses e se soma a quantia de um milhão de EPIs distribuídos pela Prefeitura no início do mês de abril. Na ocasião, o prefeito também anunciou ainda que já foram contratados, desde o início da pandemia, 1.346 profissionais como reforço para o enfrentamento do novo coronavírus. Outra medida anunciada foi a sanção, publicada no Diário Oficial do último sábado (18), da lei que permite o pagamento da pensão integral aos familiares dos profissionais de saúde vítimas da doença. As medidas fazem parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19.

Durante pronunciamento, realizado em entrevista coletiva pela internet, o prefeito Geraldo Julio falou sobre as novas ações. “Hoje chegamos a uma marca importante para todo o atendimento a saúde dos pacientes da covid-19, que é a aquisição de mais dois milhões de itens de EPIs já adquiridos pela Prefeitura, após o início da pandemia e já recebidos. Portanto esse material já está  em nosso estoque e uma parcela deles  distribuídos em nossas unidades de saúde. Quero destacar que dentre esses itens, 450 mil unidades são da máscara N95, que são as mais indicadas para os profissionais de saúde que fazem este tipo de atendimento dentro das unidades de saúde que estão recebendo estes pacientes”, afirmou o prefeito.

A lista dos EPIs inclui máscaras cirúrgicas, luvas, aventais, máscaras N95, toucas, óculos de proteção e protetores faciais. Entre os destaques dos itens já nos estoques da Secretaria de Saúde estão 450 mil unidades das máscaras N95. Cada profissional que presta assistência ou precisa entrar em contato a menos de um metro dos pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus recebe equipamentos de acordo com o tipo de procedimento que realiza no paciente, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já os 1.346 profissionais contratados para reforçar a rede municipal de saúde do Recife são para atuar nos sete hospitais de campanha, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas unidades de Atenção Básica, Vigilância à Saúde, entre outros.

“Quero também anunciar que chegamos a contratação total, neste momento, de 1346 profissionais contratados para as unidades de saúde que fazem o atendimento da covid-19, sendo que 925 deles contratado pela Prefeitura e 421 profissionais contratados pelas entidades que estão administrando o Hospital Provisório Recife 1, que fica na Rua da Aurora e o Recife 2, que fica nos Coelhos”, detalhou o prefeito.

Para agilizar a contratação efetiva de mais profissionais de saúde, a Prefeitura do Recife antecipou, na última semana, em mais de um mês, a homologação do concurso público para cargos de níveis médio, técnico e superior da Secretaria de Saúde do Recife. Nos Diários Oficiais do último sábado (18) e desta terça (21), foram nomeados efetivamente mais de 230 profissionais, além de 30 aprovados no concurso que foram convocados de forma temporária para suprir as necessidades emergenciais da pandemia (o que não interfere no andamento da fila de contratações efetivas do certame).

Desde a última terça, a Sesau está com inscrições abertas para seleção temporária de 40 médicos. O edital de credenciamento para contratação temporária de médicos clínicos, intensivistas e intensivistas pediátricos, em regimes diarista e plantonista, está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br) e no www.credenciamentosesau.recife.pe.gov.br, onde é possível fazer a inscrição gratuita. Desses, 14 médicos já tiveram as inscrições homologados e começam a trabalhar na próxima semana.

PENSÃO INTEGRAL – O prefeito Geraldo Julio destacou ainda a sanção da Lei Municipal que garante pensão integral aos familiares do profissionais de saúde da Prefeitura do Recife que foram vítimas da covid-19. “Foi sancionada a lei que permite o pagamento da pensão integral aos profissionais da saúde que forem vítimas do coronavírus. O Projeto de Lei já tinha sido encaminhado para Câmara Municipal, foi aprovado e sancionamos logo em seguida, transformado em lei e garantindo a pensão integral para eses profissionais de saúde”, destacou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário