quinta-feira, 12 de março de 2020

Pernambuco Com Elas discute espaço para mulheres em áreas de Logística, Infraestrutura e Meio Ambiente

Nesta sexta, ocorre mais um fórum de diálogos, para reunir sugestões, dados e esforços em busca de maior igualdade de gênero no mercado de trabalho.

No próximo dia 13, a partir das 14h30, acontece mais um Fórum de Diálogos do Pernambuco Com Elas, desta vez com representantes das áreas de Logística, Infraestrutura e Meio Ambiente. A ideia é trocar informações e propostas, em busca de viabilizar uma inserção mais justa e cidadã das mulheres no mundo do trabalho. A reunião ocorre na sala de monitoramento da Vice-Governadoria, sob coordenação da vice-governadora Luciana Santos.

Este será o quinto fórum de diálogos. Outros já aconteceram, com representantes de  federações e do Sistema S e das áreas de Conhecimento e Educação, Cultura e Tecnologia e Inovação. As atividades servem como espaço de encontro e debate sistemático e permanente para construção do Plano de Ação do Pernambuco Com Elas.

Várias ações já foram pactuadas como desdobramentos dos encontros. Um exemplo foi o recorte de gênero dentro do programa Força Local, de fortalecimento dos arranjos produtivos locais (APLs). Os chamamentos públicos inseridos no escopo do programa trouxeram a preocupação de estimular e contemplar uma maior participação das mulheres.

Dessa forma, houve pontuação extra (10%) para os casos em que 80% dos atendidos pelos projetos eram mulheres. Como resultado, quatro ações receberam pontos adicionais por estarem alinhadas com a iniciativa. Juntas, elas beneficiarão 348 mulheres.

Outro resultado veio da reunião com o Sistema S, da qual derivou um novo encontro, em que a entidade anunciou a realização de cursos para mulheres eletricistas e programadoras. Ainda em dezembro, foi lançada, em parceria entre Celpe e Governo do Estado,  a primeira Escola de Eletricistas, direcionada para mulheres, com o objetivo de capacitar cem pernambucanas para exercer atividades em instalações elétricas prediais e nas redes de distribuição de energia.

“O principal é que todas as áreas do governo tenham esse olhar para a questão da inserção feminina no mercado de trabalho. Isso é muito inovador. É a primeira vez que um governo assume o combate à desigualdade de gênero no mundo produtivo como diretriz a ser seguida de forma transversal. Porque entendemos que a autonomia financeira é um dos pilates para a liberdade da mulher”, avalia a vice-governadora Luciana Santos.

O Pernambuco por Elas reúne as ações do Grupo de Trabalho sobre Mulheres e o Mercado de Trabalho em Pernambuco, instituído pelo decreto Nº47.386, de 30 de abril de 2019.

O objetivo é fortalecer, direcionar e ampliar as políticas públicas de trabalho e renda para mulheres, que serão avaliadas e vão contribuir para a construção do Pacto pelo Emprego, com o fortalecimento feminino no setor produtivo. A iniciativa pretende envolver todas as esferas do governo e da sociedade em um grande esforço por maior equidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário