sexta-feira, 13 de março de 2020

Governo do Estado se compromete com MPPE a reformar e corrigir irregularidades no Hospital Otávio de Freitas


Integrantes do Governo do Estado se comprometeram, nesta quarta-feira (11), com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a reformar e requalificar as instalações do Hospital Otávio de Freitas (HOF), situado em Tejipió, no Recife. Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, serão investidos R$ 10.700.000,00 nas obras, que englobam desde os setores de Pneumologia e Tisiologia, ambulatórios, Emergência, cozinha e refeitório, climatização, entre outras melhorias. A reunião ocorreu na sede das Promotorias de Justiça da Capital, na Avenida Visconde de Suassuna, em Santo Amaro.

André Longo e o secretário-executivo estadual de Administração e Finanças, José Adelino dos Santos Neto, garantiram que, na próxima terça-feira (17), entregarão ao MPPE o plano de obras, detalhando os prazos de licitação, início e término das obras, indicando ainda as datas de intervenção em cada setor, pois o HOF não poderá ser fechado à população e os serviços terão de acontecer em etapas.

“Identificamos diversos problemas no hospital. Confiamos que a Secretaria Estadual de Saúde vai se empenhar em resolvê-los. Assim, vamos receber o cronograma das obras e, no dia 25 de março, faremos mais uma vistoria no HOF para conferir como andam os serviços. Desse dia em diante, faremos inspeções quinzenais para acompanhar a evolução”, salientou a promotora de Justiça Helena Capela.

Em uma vistoria realizada no último dia 4, o MPPE encontrou uma situação de superlotação e precariedade nas dependências do Hospital Otávio de Freitas. Foi constatada a permanência de pacientes em macas amontoadas, inclusive no chão e em áreas de deslocamento, como corredores e portas de elevadores, o que além de ferir a dignidade deles ainda compromete a segurança da emergência e da enfermaria na hipótese de evacuação do local.

Também se encontrou a presença de agentes contaminantes como moscas e gatos dentro do HOF, uma fossa exposta na parte externa, falta de material hospitalar que levou à necessidade de remarcar procedimentos cirúrgicos, além de condições sanitárias precárias na cozinha da unidade de saúde. A climatização do HOF é outro ponto a ser refeito, pois o calor em alguns setores mostra-se insuportável para os pacientes.

De imediato, o secretário estadual de Saúde e o diretor do HOF, Antonio Almeida, se comprometeram a capinar as áreas externas do hospital, assim como retirar entulhos e sujeiras, como resolver a situação da fossa a céu aberto. Ficou também acordado a contratação de uma empresa para fornecimento da alimentação para a unidade hospitalar até que seja finalizada a reforma da cozinha e do refeitório. Outra promessa foi a aquisição de macas altas para acomodar os pacientes trazidos pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros para a Emergência, que ficam em macas baixas, rentes ao chão, esperando atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário