segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Governo e Congresso negociam acordo sobre vetos do presidente

Por O Globo 

BRASÍLIA — O governo e o Congresso costuram um acordo para evitar a derrubada de todos os vetos feitos pelo presidente Jair Bolsonaro em um projeto que mudou regras para a execução do Orçamento de 2020. O Executivo estaria disposto a ceder a deputados e senadores o direito de indicar a prioridade para a execução das emendas, mas quer evitar que tenha um prazo de 90 dias para cumprir a ordem e que o gestor seja punido nesse caso.

No domingo, Bolsonaro reuniu-se com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no Palácio da Alvorada. O tema foi tratado também pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), com o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) em outra reunião. A equipe econômica participa dos debates, por meio do assessor especial do ministro Paulo Guedes (Economia), Esteves Colnago, e do secretário do Tesouro, Mansueto Almeida.

Um dos trechos vetados por Bolsonaro dá poder a deputados e senadores sobre a ordem em que serão executadas as emendas. Domingos Neto (PSD-CE), por exemplo, controlaria sozinho R$ 31 bilhões — total destinado às emendas de relator no Orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário