quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Oncomastologia é tema de workshop no Recife


Evento promovido pelo Hospital Santa Joana Recife reúne destaques no meio médico nacional e internacional para debater estudos na área

Será realizado no Recife o I Workshop de Oncomastologia, nomenclatura aplicada aos estudos das patologias malignas da mama. O evento promovido pelo Hospital Santa Joana Recife acontecerá no dia 31 de janeiro, das 13h às 21h, no auditório Monsenhor Vieira, localizado no próprio hospital.

A oncomastologia está em constante transformação, influenciada pelo surgimento de novos conhecimentos, técnicas e tratamentos. Por isso, o workshop reúne destaques no meio médico nacional e internacional para debater estudos nessa área que têm contribuído na redução de sequelas e no aumento de chance de cura de pacientes com câncer de mama.

O encontro conta com a presença de nomes de destaque na área como os médicos Dr. Jorge Villanova Biazus, chefe da mastologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, que traz as palestras Manoplastia Oncológica e Como Eu Faço Lipoenxertia: reconstrução através de grande dorsal; e Dr. Rodrigo Guindalini, oncologista clínico, que se destaca no Brasil na parte de genética, trazendo as temáticas Imunoterapia na Doença Metastática e Genética Para Não Geneticistas.

Além deles, também vai estar presente o Dr. Vincenzo Giovinazzo, médico italiano com atuação na França, país onde alguns mastologistas do Recife foram fazer treinamentos. O especialista traz a palestra Como Eu Faço Lipoenxertia: reconstrução através de mini dorsal. Dr. João Esberard, antigo presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, também vai participar do workshop discutindo casos clínicos. Além disso, o evento também apresenta os temas Infiltrado Linfocitário do Estroma Tumoral (Tils): potencial biomarcador no câncer triplo negativo; Neoadjuvância na Doença Triplo Negativa; Neoadjuvância na Doença HER-2; entre outros.

“O objetivo central é incentivar um congraçamento entre a oncologia e as demais especialidades envolvidas com o câncer. Dessa forma, podemos obter melhorias no tratamento e atendimento”, afirma Dr. Rossano Araújo, oncologista do Hospital Santa Joana Recife e um dos responsáveis pela organização do evento. Dr. Gustavo Godoy, oncologista do Hospital Santa Joana Recife, que também está na organização do evento, comenta sobre a relevância do encontro. “Queremos fortalecer ainda mais a oncologia do Hospital Santa Joana Recife como destaque na cidade, no sentido de incentivo à educação continuada na forma de multidisciplinaridade. Ou seja, compartilhar a decisão do tratamento com especialistas das diversas áreas, com objetivo de oferecer a melhor opção de tratamento para um determinado paciente”, ressalta. O workshop é direcionado para médicos, como mastologistas, oncologistas, radioterapeutas, patologistas e clínicos gerais. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do telefone (81) 99985.1712.

Nenhum comentário:

Postar um comentário