quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

CURTINHAS

Biometria – A identificação do brasileiro por meio das impressões digitais atingiu 78,08% do eleitorado, alcançando 115 milhões de pessoas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A implantação gradual teve início em 2008. A previsão é que todos os eleitores do país sejam identificados até 2022. No entanto, muitos títulos têm sido cancelados, pela falta de comparecimento de eleitores, dimunuindo drasticamente o eleitorado em algumas cidades do interior. Em Pernambuco, 83% do eleitorado já se submeteu à biometria.

Arcoverde – O ex-prefeito Zeca Cavalcanti vem se movimentando bastante na cidade de Arcoverde para tentar governar o município pela terceira vez. Zeca tem realizado reuniões frequentes com a população e está saindo ainda mais animado para a disputa.

Carlos Muniz – O nome do ex-presidente da Emlurb, Carlos Muniz, que é genro do ex-vereador Carlos Gueiros, falecido no ano passado, vem ganhando força para disputar uma cadeira na Câmara Municipal do Recife. É um nome que chega com grandes chances de atingir o mandato em outubro.

Minimizou – O prefeito Izaias Régis minimizou a saída da vereadora Betânia da Ação Social para apoiar a pré-candidatura do deputado Sivaldo Albino a prefeito de Garanhuns. Izaias lembra que desde 2018 que a vereadora já lhe fazia oposição e apesar de ainda estar filiada ao PTB, o seu grupo não contava com o apoio da vereadora para as eleições deste ano.

Guilherme Rocha – Tem sido muito elogiada a gestão de Guilherme Rocha à frente do arquipélago de Fernando de Noronha. Ontem o governador sancionou uma lei proibindo carros à combustão na Ilha, o que foi bem recebido por quem frequenta Fernando de Noronha.

RÁPIDAS

Fragilizado – Setores governistas avaliam que o deputado federal Sebastião Oliveira diminuiu de tamanho depois da eleição de 2018. O parlamentar perdeu o comando do PL para assumir o nanico Avante que não tem relevância nas composições eleitorais. Ainda há a avaliação que o grupo de Sebastião será novamente derrotado em Serra Talhada, seu principal reduto.

Itamaracá – Diante da péssima avaliação do prefeito Mosar Tato, o quadro eleitoral em Itamaracá tem beneficiado o surgimento de lideranças políticas. O nome do ex-presidente da Câmara, José Carlos Guerra (PSD), vem se consolidando como uma importante opção na disputa pela prefeitura em outubro.

Inocente quer saber – O deputado federal Sebastião Oliveira está mesmo fragilizado?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário