quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural de Caruaru fecha ano com balanço positivo


Entre as principais ações se destacam a entrega de novo maquinário, inauguração do Centro de Apoio ao Pequeno Produtor Rural e projetos arrojados.

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (SUDER), realizou diversas ações que proporcionaram qualidade de vida para os moradores do campo. A Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural teve, entre os destaques, a criação da campanha “Zona Rural Mais Forte”, com a oferta de uma série de serviços levados para as comunidades dos quarto distritos rurais, como forma de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas do campo, como distribuição de água em carro pipa (que este ano totalizou 6.357 entregas), vacinação de bovinos contra brucelose (170 animais no total) e Febre Aftosa (4.338 animais vacinados), e muito mais. Para possibilitar boa parte desses serviços, em agosto deste ano, a SUDER garantiu, através de convênios, o maquinário essencial para potencializar a produção agropecuária. A prefeitura conseguiu adquirir cinco equipamentos, sendo dois tratores, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e uma PC, que estão sendo utilizados na construção e recuperação de açudes e barreiros, possibilitando o aumento da produção de alimentos com aração de terras, e também na recuperação das estradas rurais, garantindo a acessibilidade das pessoas, visando, com isso, um desenvolvimento territorial regional sustentável.

Os recursos para a aquisição do maquinário foram adquiridos junto ao INCRA, ao Ministério do Desenvolvimento Regional, com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, e também com a União, através do Ministério da Agricultura e Abastecimento, totalizando um investimento de R$ 1.031.000,00 milhão. Com o reforço dos novos tratores, foi possível recuperar 475 quilômetros de estradas rurais, realizar a aração de terras em 2.398 hectares, produzir 3.076 toneladas de silagem para o alimento do gado, além de proceder com a limpeza de 26 açudes e barragens, construindo outras 13 barragens subterrâneas, entre muitos outros serviços.

Enquanto o benefício chega ao campo através de maquinário, a Suder também se preocupa com meios de fortalecer a agricultura familiar e, nesse sentido, está trabalhando na implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) para garantir também uma agricultura mais sustentável. Os sistemas estimulam a plantação diversificada na mesma área, com melhor aproveitamento dos espaços, evitando as queimadas e permitindo a conservação do solo, diminuindo em 70% o uso da água nos cultivos. É um sistema que também evita o uso de adubação química e defensivos agrícolas, oferecendo ao produtor a possibilidade de colher produtos de ótima qualidade, com o cultivo de hortaliças, espécies arbóreas, frutíferas, madeireiras, sendo também benéfico na produção de animais. Os SAFs são a chave para vencer as barreiras da seca em épocas de estiagem, já que o processo consiste em acumular água no solo, dando ao produtor mais segurança nas colheitas e principalmente na diversificação de produtos.

O Centro de Apoio ao Pequeno Produtor Rural é um projeto que já saiu do papel e passou a ser realidade em setembro. Construído em Serrote dos Bois, no 4º Distrito Rural, o local foi criado para oferecer aos moradores do campo um espaço para atendimento de serviços de educação, saúde, ação social e políticas públicas para mulheres, orientações agrícolas, entre outros, tudo integrado em um só lugar. A produção agrícola dos pequenos produtores pode ser encontrada para vender em diversas feiras do município, com destaque para a Feira da Agricultura Familiar, realizada na Estação Ferroviária de Caruaru, toda quinta-feira, das 05h às 12h. Morar bem também foi possível para a população da zona rural. O Programa Nacional de Habitação Rural em Caruaru (PNHR) avançou, e agora contabiliza a entrega de 161 moradias no campo. Serão 416 casas construídas no total pela iniciativa criada pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009.

“Conseguimos fazer a manutenção prévia de todas as máquinas e o recebimento de cinco novos equipamentos que a gente conseguiu para fortalecer ainda mais a questão da agricultura familiar e beneficiar o homem do campo”, destacou o secretário da Suder, Bruno França, que também pontuou o avanço junto aos agricultores. “Estamos fazendo uma aproximação bem mais forte junto ao homem do campo. Nossa intenção é fortalecer cada vez mais essa parceria. Temos técnicos dando apoio com aração, com silagem, orientações técnicas para uma melhor produção dos alimentos, o que é muito bom para a zona rural”, enfatizou.

A Secretaria Executiva de Sustentabilidade desenvolveu diversas atividades com foco na sensibilização sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente, das matas e dos rios, em especial dos rios Ipojuca e Capibaribe. As ações tiveram foco na conscientização e sensibilização ambiental do público infantil no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, entre outros locais, buscando a formação do cidadão consciente desde os primeiros anos de vida no ambiente familiar e na escola. Mas as atividades lúdicas e de lazer também foram o forte na gestão do parque natural com a realização da Feirinha Musical de Serra dos Cavalos, e o Cine Araçá, que chega neste domingo à terceira edição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário