terça-feira, 17 de dezembro de 2019

DPU no Recife promove roda de diálogo com Eduardo Chianca


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife promoverá roda de diálogo com Eduardo Chianca: Como desenvolver uma saúde holística (física, emocional e mental) em tempos de desafios, na próxima quarta-feira (18), das 9h30 às 12h, no auditório da instituição, no bairro da Boa Vista, centro da capital pernambucana.

O encontro é voltado ao público interno da DPU, com reflexões e ensinamentos sobre como promover a cultura de paz no serviço público, a partir da reconstituição da memória institucional da DPU no Recife e da promoção do cuidado de si por meio de cada servidor e colaborador da casa. No entanto, também é aberta ao público externo, sendo uma atividade gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Eduardo Chianca é engenheiro eletrônico e abandonou sua carreira para se dedicar a terapias holísticas. O paraibano de 68 anos mora em Aldeia, bairro do município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, onde desenvolveu uma técnica chamada Frequências de Luz, que realiza diagnósticos pelo desequilíbrio energético da pessoa. Esse trabalho rendeu reconhecimento internacional.

Convidado para ministrar palestras em cinco países da Europa em 2016, Chianca foi detido no aeroporto Domodedovo em Moscou, Rússia, e acusado de tráfico de drogas por portar em sua bagagem quatro garrafas de ayahuasca, um tipo de chá utilizado em rituais holísticos e religiosos. A prisão, em agosto de 2016, ocorreu pela presença da substância dimetiltriptamina (DMT) na bebida, considerada ilegal na Rússia. No Brasil, a ayahuasca foi liberada para fins religiosos pelo Conselho Nacional de Política sobre Drogas (Conad).

Pelas leis da Rússia, o crime de tráfico de drogas pode gerar uma pena de 15 a 20 anos de prisão ou até a prisão perpétua. A família do terapeuta precisou contratar um advogado na Rússia para acompanhar diretamente o processo. Em maio de 2017, ele foi condenado a seis anos e meio de prisão, pena que foi reduzida em setembro do mesmo ano para três anos em regime fechado.

O esforço em transferir o pesquisador para o Brasil acabou envolvendo diferentes órgãos federais como o Ministério da Justiça, o Ministério das Relações Exteriores, a Embaixada do Brasil na Rússia e da Rússia no Brasil, bem como a Defensoria Pública da União, que foi procurada pela esposa dele, P.J., em março de 2017. A transferência só foi autorizada em setembro de 2018, mas os trâmites estenderam a volta por mais dois meses.

A DPU no Recife atuou na defesa de Eduardo Chianca no seu retorno da Rússia ao Brasil. A audiência admonitória ocorreu na 36° Vara Federal, que fica no edifício sede da Justiça Federal em Pernambuco, no bairro do Jiquiá, em 7 de dezembro. Ficou estabelecido que Chianca vai cumprir o restante da pena em regime de liberdade condicional.

Serviço:

Roda de diálogo com Eduardo Chianca: Como desenvolver uma saúde holística (física, emocional e mental) em tempos de desafios

Data: 18/12/2019

Horário: das 9h30 às 12h

Local: Auditório da DPU/Recife, Avenida Manoel Borba, 640, Boa Vista, Recife

Breve descrição: Curso voltado ao público interno da DPU, com reflexões e ensinamentos sobre como promover a cultura de paz no serviço público, a partir da reconstituição da memória institucional da DPU/Recife e da promoção do cuidado de si por meio de cada servidor e colaborador da casa. Atividade gratuita e aberta ao público externo, não é necessária inscrição prévia.

Ministrante: Eduardo Chianca | Assistido da DPU/Recife (DPF Marília Lima Milfont)

Formado em engenharia eletrônica, Chianca se tornou pesquisador e terapeuta holístico na década de 1990. Ele estabeleceu em Aldeia (PE) o Instituto Plêiades, onde se dedica a meditações, práticas espirituais e terapias. A mais conhecida delas se chama "Frequências de Luz", que Chianca já ensinou em alguns lugares no exterior, inclusive na Rússia. Além dos cursos e terapias, Chianca também dá palestras.

Carga Horária: 2h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário