terça-feira, 10 de dezembro de 2019

CURTINHAS

Combate à Corrupção – O governador Paulo Câmara sancionou uma lei que evita fraudes nos contratos entre empresas e o Estado, na segunda-feira 09, durante o seminário ‘Combate à Corrupção: Governança e Integridade no Estado de Pernambuco’. O pontapé para a criação da norma foi do deputado estadual Delegado Erick Lessa, que em maio apresentou um projeto sobre o assunto na Assembleia. Depois, o Poder Executivo elaborou uma matéria semelhante, que foi discutida em um grupo de estudo comandado pelo deputado na Alepe. O combate à corrupção faz parte da trajetória de Lessa, que, ainda quando atuava como delegado, presidiu a primeira operação de combate à corrupção no meio político da história da Polícia Civil de Pernambuco, à época com 197 anos, culminando com a prisão de dez vereadores no município de Caruaru.

Prestigiado – A deputada estadual Simone Santana recebeu um almoço em homenagem ao seu aniversário no buraco frio da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O almoço foi prestigiado por muitos deputados da Casa, que fizeram questão de lhe dar um abraço pela passagem de mais uma primavera.

Desistência – A deputada estadual Priscila Krause (DEM) comunicou aos colegas deputados oposicionistas que não irá assumir a liderança da oposição na Alepe em 2020 conforme havia sido acordado o rodízio com o deputado Marco Aurélio, que poderá ser reconduzido ao posto no ano que vem.

Avulsos – Audiência pública, realizada nesta segunda-feira (9) no Supremo Tribunal Federal (STF), deu o primeiro passo para a possibilidade de candidaturas avulsas, sem filiação em partido político, no sistema eleitoral brasileiro. A audiência foi convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator do Recurso Extraordinário que discute o tema no STF. Uma das participantes, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) disse que “existe hoje um cartel no sistema político partidário que impede o exercício amplo do poder de voto, pois as agremiações se unem e criam regras para se perpetuarem no poder, asfixiando indivíduos ou grupos que tentem estabelecer ideias independentes”.

Aliança – A primeira reunião do grupo que vai organizar a coleta de assinaturas para criação do partido Aliança pelo Brasil, aconteceu nesta segunda-feira, no Recife. O encontro foi realizado no Hotel Jangadeiro, com cerca de cento e cinquenta lideranças do estado. A criação do Aliança em Pernambuco é liderada por Gilson Machado Neto, Silvio Nascimento, Coronel Meira e pelo publicitário Osvaldo Matos.

RÁPIDAS

Paulista – O ex-vereador Silvio Moura, que assumiu o mandato entre 2009 e 2012, anunciou que será novamente candidato à Câmara Municipal de Paulista em 2020. Ele tem sido incentivado por amigos a entrar na disputa para qualificar a representação naquele poder legislativo.

Roda de Conversa – A partir de janeiro de 2020 assumo o comando do programa Roda de Conversa na TV Nova Nordeste, que virou uma rede de emissoras em outros estados nordestinos. O formato é idêntico ao Roda Viva Pernambuco.

Inocente quer saber – A deputada Teresa Leitão foi mesmo ameaçada por Joel da Harpa?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário