domingo, 1 de dezembro de 2019

Câmara de Vereadores de Taquaritinga realiza Sessão Plenária


Foi realizada na última quinta-feira (28) mais uma sessão na Casa Miguel Lucas de Araújo, em pauta, pareceres da Comissão de Justiça, Legislação e Ética sobre o Projeto de Lei do Excutivo que institui o Programa Papel Passado, que busca implementar a regularização fundiária em Taquaritinga do Norte.

Na ocasião, o presidente da Câmara, Professor Jurandi (PTB), apresentou indicações (498 e 499/2019) no sentido de que seja realizado o esgotamento da fossa na comunidade do Silva de Cima, além de solicitar providências urgentes relativas a quadra Padre Estanislau Pires, dotando a arquibancada de isolamento e manutenção, implantação de redes de proteção que estariam com arames expostos, fato que poderia gera acidentes.

A vereadora Rogéria de Zeca (PSDB) se solidarizou com familiares e amigos pelo falecimento do senhor José Eudes Coelho. Citou a importância do apoio do poder público aos assentamentos existentes no território municipal, como os investimentos na educação e abastecimento de água, com a implantação de poços artesianos e dessalinizadores.

O vereador Borges (PSD), teceu críticas à gestão municipal ressaltando sobre a demora para conclusão de obras no município, a exemplo do Mercado Público e Postos de Saúde na comunidade Serrinha. Aproveitou a oportunidade para apontar os serviços de transporte na rede municipal de ensino que estaria pondo em risco a integridade física dos alunos, pelas condições de manutenção.

O vereador Oscar Miguel (PSC) parabenizou as ações promovidas pela Secretaria de Saúde no tocante ao Novembro Azul, que marca a discussão sobre a prevenção da saúde masculina, onde foram realizadas palestras, consultas e exames preventivos.

O primeiro secretário, Hélio de Novo (SD), também reforçou os discursos com críticas a educação municipal. Citou o exemplo de inúmeros veículos que deveriam transportar os alunos da rede de ensino e estariam quebrados pela ausência de manutenção básica, criticou a demora nas obras do Mercado Público e apontou que o local provisório onde os comerciantes realizam seu trabalho estaria com condições precárias de higiene, como por exemplo as precárias condições dos banheiros.

O vereador representante de Gravatá do Ibiapina, Dé Cumarú (PSD), lembrou das comemorações em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, e aproveitou a ocasião para reforçar o convite para uma das mais tradicionais festas religiosas de Taquaritinga do Norte que realizará caminhada, procissão e missas solenes.

O vereador Geovane (PR), também se mostrou solidário aos familiares do senhor José Eudes Coelho pelo seu falecimento. Rebateu críticas da oposição apresentando os avanços em diversas áreas da cidade em saúde, educação e infraestrutura. Disse que parte da oposição critica sem apontar soluções e que só querem o “quanto pior melhor”. Explicou que o povo está vendo as obras e que fica mais exigente, reforçando ainda mais a necessidade de dar prosseguimento aos trabalhos realizado na prefeitura.

O líder do governo, vereador João Eugênio (PPS), falou que a educação de Taquaritinga do Norte é referência para toda região e que existem termos de cooperação com o Governo do Estado na pasta onde a Prefeitura cumpre sua parte nos investimentos. Reforçou seu pronunciamento apresentando detalhes da lei encaminhada pelo executivo para primeira votação (14/2019) que institui o Programa Papel Passado que tem como propósito fornecer de forma gratuita a documentação para regularização de imóveis de pessoas com baixa renda. Uma ação social que beneficia centenas de famílias norte-taquaritinguenses.

O vereador Cláudio Paiva (PSD) entrou na temática do transporte escolar e ressaltou que há tempos já realiza cobranças com relação a manutenção da frota, sugerindo até um organograma para a manutenção indicando, como sugestão, servidores para acompanharem diariamente as condições do ônibus. Lembrou também que recebeu uma mensagem de uma aluna contemplada com o Bolsa Universitária, e mandou a informação de que o repasse estaria atrasado e que os estudantes que precisam do recurso estariam tendo dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário